Press "Enter" to skip to content

Goiás alcança recorde na abertura de negócios no setor de serviços

Última atualização 25/08/2022 | 13:32

Mesmo em ano de pandemia, Goiás alcançou a oitava posição no Brasil, e a primeira entre os estados da região Centro-Oeste, na quantidade de empresas abertas no setor de serviços não financeiros. Os dados foram divulgados pelo IBGE por meio da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), realizada em 2020. Esse número representa crescimento de 4% em relação a 2019. 

Os números históricos significam recorde para Goiás no setor. O presidente da Junta Comercial de Goiás (Juceg), Euclides Barbo Siqueira, avalia que esse desempenho é resultado dos investimentos feitos para a atração de novas empresas. Atualmente, são necessárias, em média, apenas 16 horas para abrir uma nova empresa em Goiás.

‘’É a comprovação em números de que acertamos ao implantar a desburocratização e a digitalização no processo. Tudo foi facilitado para a abertura do negócio com celeridade, o tempo gasto passou de meses para horas”, diz Euclides.

Crescimento recorde nas atividades

Segundo a pesquisa, os serviços profissionais, administrativos e complementares, saltaram de 14,5 mil em 2019 para 18 mil em 2020, representando um aumento de 24,2%. Já as atividades imobiliárias cresceram 43%, passando de 2,1 mil para 3 mil em 2020. 

Além disso, também houve um crescimento de quase um terço na participação de serviços relacionados a transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios no Estado, sendo 33,2%. Em 3019, esse percentual era de 31%. Outra atividade com participação relevante na receita é a de serviços profissionais, administrativos e complementares, correspondendo a 24,3%. 

A Pesquisa Anual de Serviços investiga informações sobre as características estruturais básicas do segmento empresarial da prestação de serviços não financeiros no país. A PAS realiza o levantamento de diversas informações econômico-financeiras: receitas bruta e líquida, número de empresas, despesas financeiras, entre outros.