O programa “Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social”, se expandiu e agora chegou a mais três municípios: Catalão, Nova América e Caldazinha, totalizando mais 540 famílias beneficiadas com o auxílio de R$ 350 mensais durante 18 meses. Com a inclusão, o Estado, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), passa a beneficiar 48 municípios.
Para Catalão serão inicialmente disponibilizados 340 benefícios do Aluguel Social. Já Nova América e Caldazinha receberão 100 benefícios cada. As inscrições devem ser feitas pelo site da Agehab, onde também está disponível o edital com os critérios para se candidatar. (Veja e se inscreva)
É importante que os interessados leiam o edital com atenção para avaliar os critérios que são indispensáveis para o programa, como estar com o CadÚnico atualizado, morar há pelo menos 3 anos na cidade e não possuir imóvel próprio. São requisitos específicos estar em: superendividamento, moradia improvisada e ter nome negativado no SPC/Serasa, além de ser vítima de violência doméstica.
Outras pessoas como idosos, deficientes, famílias só com pai ou mãe ou que são cadastradas em programas sociais de do governo também são considerados condições específicas. Segundo o presidente da Agehab, Pedro Sales, após avaliação da documentação que comprova a elegibilidade dos inscritos, a pasta publicará as convocações para que os beneficiários possam pegar seus cartões e assinarem os contratos.
“Tentamos facilitar ao máximo para que a população de baixa renda tenha acesso ao programa e suas etapas, sem perder de vista a lisura do processo. O governador Ronaldo Caiado já disse que esse é o ano da retomada. O ano da virada. Vamos fazer isso melhorando todas as áreas para a população, da geração de empregos ao apoio para honrar com o aluguel”, destaca.
Com objetivo inicial de contemplar ao menos 30 mil lares goianos, o programa garante alcance imediato da segurança habitacional às famílias em situação de superendividamento familiar e que ainda não têm moradia própria. Os recursos são provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).