Goiás atualiza material escolar da rede estadual de Ensino

Os cadernos universitários que compõem o kit de material escolar da rede pública estadual de Educação estão de cara nova. Os itens receberam novas capas, que passam a ilustrar a cultura e a história de Goiás e as belezas do Cerrado.

Além dos novos cadernos, o kit entregue pelo Governo de Goiás conta com canetas esferográficas; cola; régua; esquadros; lápis de cor e lápis grafite; apontadores e borracha. A quantidade de itens em cada conjunto depende da etapa de ensino atendido, variando entre Ensino Fundamental e Ensino Médio.

MATERIAL ESCOLAR

Os alunos veteranos e novatos também receberão, no início do próximo ano letivo, os uniformes escolares regular e de Educação Física, tênis, meia, mochila e estojo. A intenção é garantir a equidade, ampliando o acesso das crianças, jovens e adultos a uma Educação pública, gratuita e de qualidade.

Os estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio e no 9º ano do ensino fundamental recebem também o Chromebook, equipamento que auxilia no acesso e na execução das atividades escolares.

AMPLIAÇÃO DO BOLSA ESTUDO

Desde 2021, o Governo de Goiás destina aos estudantes de Ensino Médio da rede estadual de Educação uma bolsa como parte do Programa Bolsa Estudo. Os alunos regularmente matriculados, com frequência escolar acima de 75% e média bimestral acima de 6,0, recebem R$ 111,92 por mês letivo.

Em 2024, o governo estadual pretende ampliar a destinação da bolsa aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. O anteprojeto para a alteração da Lei nº 21.162, que instituiu o Bolsa Estudo, foi enviado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e aguarda aprovação.

MATRÍCULAS

As crianças, jovens e adultos que pretendem ingressar na rede estadual de ensino em 2024 têm até o dia 03 de dezembro para solicitar a matrícula. As solicitações devem ser feitas no site , no qual o interessado deve inserir seus dados pessoais e até três opções de escolas estaduais nas quais deseja estudar.

Os estudantes que desejam permanecer na rede estadual também têm até o dia 03 de dezembro para renovar a matrícula. A renovação é feita diretamente na escola, por meio da assinatura do Termo de Renovação.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos