O estado de Goiás registrou a abertura de 2.774 empresas em abril. De acordo com o relatório estatístico da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), o número é o melhor para o mês em comparação aos últimos cinco anos. O governador Ronaldo Caiado apontou que o resultado representa mais emprego e renda para os goianos, principalmente no período da pandemia da Covid-19.
Neste ano, foram registrados em Goiás 2.778 novos Cadastros Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJs) em janeiro, 2.839 em fevereiro e 3.094 em março. A soma totaliza em 11.490 empresas abertas no território goiano, número superior aos últimos cinco anos neste mesmo período.
O presidente da Juceg, Euclides Barbo, aponta a importância do aumento da criação de empresas no período atual. “Isso mostra que estamos no caminho certo para a recuperação do nosso Estado por meio de uma Junta totalmente digital, que investe continuamente em sistemas tecnológicos simplificando o registro mercantil, mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia da Covid-19”, destaca.
No total, Goiás possui 867.442 estabelecimentos ativos, sendo 31,12% em Goiânia, além dos microempreendedores individuais (MEI), constituídos de forma virtual por meio do portal do Microempreendedor Individual.
Sobre o fechamento de empresas, Goiás registrou a extinção de 1.120 CNPJs em abril. Nos quatros primeiros meses do ano, o número totaliza 4.926.
Foto: Hegon Correia