Press "Enter" to skip to content

Goiás bate recorde histórico de abertura de empresas

Última atualização 09/01/2024 | 08:32

O Estado de Goiás registrou novo recorde histórico de abertura de empresas, com 33.847 novos CNPJs de janeiro a dezembro de 2023. O número é superior ao recorde conquistado em 2021, quando 33.082 novos negócios entraram em operação. Os dados são da Junta Comercial de Goiás (Juceg).

O crescimento na quantidade de empresas abertas foi influenciado pelo processo de desburocratização e digitalização que a Junta Comercial implantou em 2019, tornando mais rápido e ágil a criação de um novo empreendimento.

Se, em anos anteriores, a espera para se adquirir um novo CNPJ era de dias e até meses, com o processo on-line a situação passou para horas. “Chegamos a ficar no primeiro lugar no ranking nacional como a Junta mais rápida para se abrir um negócio, com 16 horas”, explica o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira.

O Governo de Goiás impulsionou a melhora no ambiente de negócios com a promoção de cursos de capacitação pela Secretaria da Retomada, crédito facilitado pela Goiás Fomento e parceria com o Sebrae Goiás para os empreendedores. Ações que refletiram ainda de forma positiva no fortalecimento e estímulo à economia goiana no pós-pandemia.

“Esse crescimento evidencia o potencial econômico e empreendedor da região. Com mais empresas sendo abertas, espera-se um aumento significativo na geração de empregos e no desenvolvimento do setor produtivo. Além disso, essa expansão também indica uma maior confiança dos investidores e empresários no mercado goiano. Com tantas oportunidades surgindo, é fundamental que o Estado trabalhe para garantir um ambiente favorável aos negócios, com políticas públicas que incentivem o empreendedorismo e facilitem a abertura e manutenção das empresas”, salienta Euclides.

Goiás também se destacou no quesito empresas ativas, com mais um recorde. Conforme dados da Juceg, o ano de 2020 terminou com 843.234 empresas de portas abertas; em 2021, 941.857 CNPJs em funcionamento. Agosto de 2022 rompeu a barreira do milhão, e o ano terminou com 1.010.570 negócios. Já o ano de 2023, superou em cerca de 10% os números anteriores, com 1.103.860.

REDESIM

O trabalho de sensibilização da Juceg nos 246 municípios goianos para ingressar na Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) foi fundamental para oferecer aos empreendedores um cenário ágil, acessível e 100% digital.

Na Redesim, estão os órgãos de registro (juntas comerciais, cartórios de registro civil de pessoas jurídicas e OAB); as administrações tributárias nos âmbitos federal, estadual e municipal; e os órgãos licenciadores, em especial Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente.

Com o sistema, a prefeitura reduz a burocracia necessária para abertura de empresas, fazendo com que o empreendedor ganhe tempo e acelere todo o trâmite.

Outra iniciativa de sucesso implantada em 2023, por meio de uma parceria entre Juceg, Corpo de Bombeiros e Sebrae, permitiu que empresas de até 750 metros quadrados possam obter o Certificado de Conformidade (Cercon), também conhecido como alvará de funcionamento, de forma digital e imediata.

O procedimento de retirada do documento, que antes durava entre 10 e 15 dias e contava com a conferência de documentos e vistorias, passou a ser automatizado. O programa impacta cerca de 95% das empresas que necessitam deste documento no processo de abertura do negócio e nas atualizações anuais de funcionamento.