Goiás busca sexto acesso à Série A; relembre os outros cinco feitos pelo Verdão

goias-busca-sexto-acesso-a-serie-a3B-relembre-os-outros-cinco-feitos-pelo-verdao

Goiás busca sexto acesso à Série A; relembre os outros cinco

Verdão subiu da Série B para a elite em 1994, 1999, 2012, 2018 e 2021

Goiás viaja para enfrentar o Remo e busca sexto acesso na Série B

Goiás viaja para enfrentar o Remo e busca sexto acesso na Série B

Precisando de uma vitória simples e podendo subir até mesmo com empate, o Goiás buscará contra o Remo seu sexto acesso na história da Série B. O jogo decisivo será domingo, às 16h30, no Mangueirão, em Belém. Ao longo dos anos, o Verdão já subiu cinco vezes: em 1994, 1999, 2012, 2018 e 2021. Relembre como foram essas campanhas:

1994

O primeiro acesso do Goiás foi há pouco mais de 20 anos, em 1994, quando a Série B era disputada em outro formato. Na época, o Verdão foi líder de seu grupo nas duas primeiras fases e avançou à semifinal. Na semi, o clube eliminou a Desportiva-ES e garantiu o acesso ao chegar à decisão. Baltazar e Marcelo Batista fizeram os gols da vitória que garantiu a vaga esmeraldina. Na final, o Goiás acabou perdendo o título para o Juventude.

1999

O segundo acesso veio junto com o título da Série B. Na ocasião, o Goiás tinha uma grande equipe, formada por vários jogadores que já eram ou se tornariam ídolos: Harlei, Sílvio Criciúma, Túlio, Araújo, Dill e Fernandão. O Verdão foi campeão num quandrangular final que tinha Vila Nova, Santa Cruz e Bahia. O jogo do acesso não poderia ter sido mais marcante: 1 a 0 em clássico contra o Vila. Dill fez o gol da vitória. Hélio dos Anjos era o técnico.

2012

Mais um acesso e um título da Série B. Em 2012, o Goiás subiu novamente como campeão, desta vez em pontos corridos. Enderson Moreira fez um time que entrou para a história. Ricardo Goulart, Egídio, Yarley e Walter eram os destaques. A equipe esmeraldina oscilou no começo da competição, mas atropelou no segundo turno e ficou com a vaga. O acesso veio com um 3 a 0 sobre o Barueri, e o título foi confirmado após vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Joinville.

2018

Após início ruim com Hélio dos Anjos, o Goiás deu a volta por cima com Ney Franco no comando. Ele deu espaço ao atacante Michael, que se tornou peça fundamental da equipe. No ano seguinte, o “Robozinho” brilharia na Série A. O centroavante Lucão, autor de 16 gols, e o meia Giovanni também se destacaram. O Verdão terminou na quarta posição com 60 pontos. O jogo do acesso foi contra o Oeste, em Baruei: vitória por 3 a 1, de virada.

2021

No quinto e mais recente acesso, o Goiás teve três técnicos diferentes: Pintado, Marcelo Cabo e Glauber Ramos, solução caseira que assumiu no fim e conseguiu subir um time modesto na vice-liderança, atrás somente do Botafogo. Quem brilhou? O atacante Alef Manga, artilheiro com 10 gols, e o meia Élvis, que marcou um dos gols no jogo do acesso: 2 a 0 sobre o Guarani, em Campinas (SP), na penúltima rodada. O outro foi do centroavante Nicolas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp