Press "Enter" to skip to content

Confirmados casos da sublinhagem mais contagiosa da Covid em Goiás

Última atualização 30/11/2022 | 07:31

Goiás confirmou 15 casos da sublinhagem BQ.1 da variante ômicron, considerada por especialistas como a mais contagiosa do coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás. De acordo com a pasta, nenhum dos pacientes contaminados pela variante foi hospitalizado. 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, os casos foram registrados em Goiânia, Senador Canedo, Valparaíso de Goiás, Alexânia, Caldas Novas, Jaraguá e Mineiros. Dos 15  infectados, 10 são do sexo feminino. 

Estudo realizado pela pasta, aponta que a sublinhagem BQ.1 da ômicron está em circulação no estado desde outubro, período em que foi realizada a coleta de amostras.

Apesar de ser a linhagem mais contagiosa do coronavírus, o Ministério da Saúde afirma que não há dados epidemiológicos que indiquem um aumento na gravidade da doença. No entanto, a presença da BQ.1 pode ser compatível com o aumento do número de casos confirmados da doença no estado. 

Exame:

A identificação da BQ.1 da variante ômicron foi realizada pela Rede Gemônica Estadual, que é integrada pelo Laboratório Estadual de Saúde Pública Giovanni Cysneiros (Lacen) da secretaria, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).