Goiás cresce acima da média e tem recorde de atividade econômica

e12f4da1-cda4-40ce-babe-eaf9fe12706a

Em março de 2023, Goiás atingiu o maior patamar de atividade econômica da série histórica mensurada pelo Índice de Atividade Econômica (IBCR), divulgado pelo Banco Central (BC). Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), esse máximo histórico é resultado do crescimento de 7,3% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com os últimos três meses de 2022, na análise com ajuste sazonal. O aumento superou a média nacional no mesmo período, que foi de 2,4%, segundo análise do Instituto Mauro Borges de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas (IMB).

O crescimento goiano foi o segundo maior entre as unidades da federação. Nesse comparativo, entre o primeiro trimestre de 2023 contra o trimestre imediatamente anterior, o Estado ficou à frente do Espírito Santo (6,3%), Amazonas (5,6%), Bahia (5,9%), Pernambuco (3,8%), Minas Gerais (2,9%), Ceará (1,4%), Santa Catarina (1,0%), Pará (0,2%), São Paulo (0,1%), Rio de Janeiro (0,1%) e Rio Grande do Sul (-0,2%).

Na comparação entre março de 2023 e março de 2022, sem ajuste sazonal, Goiás apresentou crescimento de 1,9%, levando o Estado ao 26° mês consecutivo com registros positivos. A variação entre fevereiro e março deste ano, com ajuste sazonal, foi de 1,5%, enquanto o acumulado em 12 meses atingiu crescimento de 2,6%.

Crescimento contínuo

“Os bons indicadores são resultado dos esforços da atual gestão para impulsionar a força da nossa atividade econômica. Goiás segue avançando na promoção de políticas públicas relacionadas à inclusão social, na oferta de empregos, redução da desocupação e capacitação dos cidadãos”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Para o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, os resultados obtidos por Goiás são muito positivos. “Nosso Estado segue apresentando bons resultados. Registramos em março de 2023 valores positivos na taxa mensal interanual pela 26ª vez consecutiva e esse resultado se dá em razão do empenho da atual gestão em promover a qualificação dos cidadãos e o fomento da nossa economia”, destaca.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos