Press "Enter" to skip to content

Goiás deve ter o quarto maior PIB de 2022 no Brasil

Última atualização 12/08/2022 | 14:44

A economia goiana está no topo das que mais crescem no Brasil, segundo o jornal Valor Econômico. A publicação colocou o estado na quarta posição do ranking de previsão de maior Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A tendência de bons resultados deve se repetir em 2023 porque há boas perspectivas para a produção de soja, milho, algodão, carne, biocombustível e celulose na região Centro-Oeste. Atualmente, o estado é o terceiro em produção de grãos.

O PIB deve crescer 3,1% este ano e 0,9% em 2023, bem acima das previsões para o Brasil, que são de 1,7% e 0,4%, respectivamente. Na comparação com junho do ano passado, o PIB de Goiás apresentou taxa de crescimento de 4,1%. As estatísticas foram alavancadas por serviços e indústria. A atividade turística, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, se destacou e acumulou crescimento, neste primeiro trimestre de 2022, de 23,8% em Goiás. 

Os números mostram recuperação econômica dos efeitos da pandemia e da estiagem registrada no ano passado. O último levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na quinta-feira, 11, aponta produção de 27,8 milhões de toneladas de grãos em Goiás na safra 2021/2022, com destaques para soja, milho, girassol, sorgo e trigo. 

No setor de serviços, os índices também são positivos. O volume do segmento ficou entre os dez maiores do País registrado. Em junho foi 0,9% superior a maio,  superando a média de crescimento nacional, que foi de 0,7%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi semelhante na comparação com o mesmo período do ano passado, sendo acréscimo de 7,2% em relação a junho de 2021, e também no acumulado de janeiro a junho deste ano, com aumento de 8,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A retomada da economia goiana segue tendência verificada no primeiro trimestre de 2022, conforme pesquisa divulgada no final de junho deste ano. Na comparação com junho do ano passado, o PIB de Goiás apresentou taxa de crescimento de 4,1%. O resultado positivo foi puxado, prioritariamente, pelos avanços conquistados nos setores de serviços e da indústria

Pegando junho de 2020 como referência, o crescimento do setor de serviços alcança 5,7% e também supera o crescimento nacional, que foi de 3,7%. A atividade turística, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, se destacou e acumulou crescimento, neste primeiro trimestre de 2022, de 23,8% em Goiás. 

No mesmo período, a indústria goiana cresceu 4,3%, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Enquanto isso, a indústria brasileira recuou 1,5%. Devido ao aumento de custos observado na lavoura e na pecuária, o primeiro semestre da Agropecuária em Goiás apresentou recuo de 0,8%, índice inferior ao recuo observado no âmbito nacional, que foi de 8%. O estudo é do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), órgão jurisdicionado à Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), baseado em dados do IBGE.