Goiás deverá ter nova onda de calor durante o mês de novembro

“Domo de calor”: especialista explica fenômeno que causa as altas temperaturas no País

 Em uma situação de temperaturas acima da média e chuvas irregulares, Goiás deverá sofrer mais uma vez com uma forte onda de calor neste mês de novembro.

Em algumas regiões as temperaturas podem chegar em até 40° graus. De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas, (Cimehgo) , André Amorim, a intensidade do calor se dará a partir do final de semana.

“Nós teremos uma efetivação da temperatura por pelo menos uns dez dias a partir de sexta feira. Goiânia pode ter 38°C e regiões como o norte, noroeste, região do Vale do Araguaia, com 40°C, até 41°C. Por volta dos dias 19 e 20 vamos estar vendo o retorno dessas chuvas, então praticamente teremos um veranico durante o mês de novembro”, disse. 

André explica que as ondas de calor acontecem quando as as chuvas entram em pausa após a formação de um sistema de alta pressão, funcionando como se fosse um bloqueio atmosférico que resulta na estabilidade das temperaturas que podem chegar a cinco graus. “Teremos incidência direta do sol que aquecerá o ar e a superfície, é como um forninho que volta a funcionar”, finaliza.

É recomendável evitar a exposição solar e manter a hidratação diariamente.

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp