Goiás divulga funcionamento dos serviços de saúde no feriado de Tiradentes

Duas pessoas ficam com queimaduras ao acenderem churrasqueira com álcool em Goiânia

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), informa que os hospitais e unidades de saúde estaduais funcionarão em regime de plantão, para atendimentos de urgência e emergência, durante o feriado de Tiradentes, 21. O atendimento ao paciente internado em todos os hospitais será mantido sem interrupção.

Funcionarão em regime de plantão o Hospitais Estaduais da Mulher (Hemu), de Urgências de Goiás (Hugo), de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL). Os setores administrativos funcionarão, na maioria dos casos, em regime escalonado, voltando a funcionar na segunda-feira,24.

O Banco de Sangue do Hugol não funcionará na sexta-feira, retornando aos atendimentos no sábado,22, das 7h às 12h. No Hemu, o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) não vai funcionar na sexta-feira e retoma o atendimento na segunda-feira, às 8h.

No Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), não haverá atendimento ambulatorial na sexta-feira. O funcionamento retornará na segunda-feira, a partir das 7h. Permanece normal a realização das cirurgias de urgência e transplantes renais e de fígado, caso haja doação de órgãos. No Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), não haverá atendimento ambulatorial de consultas e terapias na sexta-feira, com as atividades voltando ao normal na segunda-feira.

A farmácia ambulatorial e o ambulatório do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) estarão fechados e retornarão ao funcionamento normal na segunda-feira, em período integral. Na sexta-feira, os atendimentos de emergência permanecem. No Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), a Casa de Apoio e Núcleo de Internação funcionam normalmente, seguindo o fluxo de recebimento de pacientes via Central de Regulação, mas não haverá atendimentos ambulatoriais médicos e não-médicos.

No Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), funcionarão normalmente o Ambulatório de Curativos, Residência Assistencial, Unidade de Cuidados Prolongados e Serviço de Atendimento Domiciliar. Os demais atendimentos serão retomados na segunda-feira.

Na sexta-feira, no Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy (Cresm), não haverá atendimento de consultas para os ambulatórios e expediente para o setor administrativo. As atividades de internação, Caps, Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), e demandas de emergência, seguem com funcionamento normal.

Região Metropolitana e interior

Nos Hospitais Estaduais de Aparecida de Goiânia (Heapa), Anápolis (Heana), Trindade (Hetrin), Pirenópolis (Heelj), Luziânia (HEL), Jaraguá (Heja), Itumbiara (HEI), São Luís de Montes Belos (HSLMB), Jataí (HEJ), Formosa (HEF) e do Centro-Norte Goiano (HCN), o serviço de urgência e emergência funcionará normalmente, em regime de plantão. Já os setores administrativos estarão fechados e retornam na segunda-feira.

No Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás (Herso) não haverá expediente administrativo nesta sexta-feira. Os serviços de urgência e emergência funcionam em regime de plantão. Já os atendimentos eletivos e cirurgias programadas retornam na segunda-feira.

Policlínicas

As Policlínicas Estaduais da cidade de Goiás e São Luís de Montes Belos não funcionarão na sexta-feira, retornando à normalidade na segunda-feira. Nas Policlínicas de Posse, Quirinópolis, Goianésia e Formosa, funcionará apenas o serviço de hemodiálise, na sexta-feira e sábado. Os demais serviços estarão suspensos e retornam na segunda-feira.

Lacen

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) receberá amostras de cultura, casos graves e óbitos, das 7h às 16h. Amostras de cultura serão processadas normalmente durante todo o feriado e os demais exames serão realizados na segunda-feira.

Rede Hemo

No feriado de Tiradentes, nesta sexta-feira, as unidades da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) de Goiânia e do interior estarão fechadas. Já no sábado, o Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz, em Goiânia, funcionará das 8 às 12 horas, para atendimento de doadores e pacientes. O agendamento de doações pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457 ou pelo site agenda.hemocentro.org.

Juarez Barbosa

A Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) interromperá suas atividades na sexta-feira, retornando o atendimento na segunda-feira.

Assistência Toxicológica

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação (0800 646 4350) repassa aos profissionais de saúde e ao público em geral orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Reunião da Comissão de Transição promove troca de informações sobre ações administrativas e programas sociais da Prefeitura de Goiânia

A Comissão de Transição da Prefeitura de Goiânia se reuniu na tarde desta quinta-feira, 21, no Paço Municipal, para a segunda reunião temática do grupo de trabalho. Na ocasião, técnicos da gestão do prefeito Rogério apresentaram projetos em desenvolvimento para a equipe do prefeito eleito, Sandro Mabel, incluindo as áreas de administração, planejamento e habitação, direitos humanos, mulheres e políticas afirmativas.

Ao realizar balanço do encontro, o secretário de Governo, Jovair Arantes, afirmou que as reuniões são importantes para que o próximo governo possa iniciar de modo acelerado a administração. “Nós discutimos hoje secretarias de muito conteúdo da prefeitura. Foi rica a discussão, porque os secretários apresentaram o momento em que estão essas secretarias, e a necessidade que existe até o mês de dezembro de nós fazermos alguma gestão junto ao Governo Federal, para valer para o governo que vem. Isso é o que falamos desde o começo, que estamos buscando soluções de continuidade. A cidade não pode sofrer nenhuma descontinuidade, precisa que o prefeito entre já com o pé na tábua”, disse.

O coordenador da equipe de transição de Mabel, Paulo Ortegal, ressaltou que os pontos apresentados foram importantes para a equipe do próximo prefeito. “Eu acho que todos os pontos discutidos foram importantes. A prefeitura está transmitindo informações para a Comissão de transição daqueles programas e dos projetos em andamento das secretarias. Isso vai facilitar muito, até na análise dos documentos que nós já estamos procedendo junto à comissão de Transição do prefeito Sandro Mabel”, avaliou.

O Secretário de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Valfran Ribeiro, apresentou realizações como a implementação do sistema SimplificaGyn, ferramenta para desburocratização de serviços municipais, construção da passarela do Paço Municipal, com foco em acessibilidade, aprovação mais ágil de projetos arquitetônicos e outras ações em andamento.

Representando a Secretaria Municipal de Administração (Semad), a gerente de Planejamento e Projetos, Ana Lúcia, mencionou iniciativas em eixos como compras governamentais, suprimentos e logística, contratos e convênios, folha de pagamento, gestão e desenvolvimento de pessoas e carreiras, saúde e segurança do servidor. Foram compartilhadas informações sobre a capacitação de servidores e fortalecimento da Escola de Governo. A gerente solicitou ainda que a próxima gestão dê continuidade aos trabalhos para aprimorar o portal de compras e promover a criação do cargo de cientista de dados para apoiar decisões da pasta.

A Secretária de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Luanna Sousa, apresentou as principais ações na gestão dos Cras, Creas, casas de acolhida e nos quatro cemitérios municipais. Luanna destacou avanços, como a parceria com a Equatorial para desconto na tarifa de energia, entrega de alimentos para famílias do Cadastro Único e lançamento do Comitê Municipal de Primeira Infância.

A titular da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (Smdhpa), Cida Garcez, ressaltou a importância de dar continuidade ao projeto de revitalização do Setor Central, bairro em que está instalada a sede da pasta. O secretário-executivo, Eduardo Oliveira, citou programas e projetos como a assistência social a migrantes e pessoas em situação de rua, campanhas de enfrentamento ao racismo, iniciativas de retificação de nome para pessoas trans, Central de Interpretação em Libras, emissão de documentos para pessoas com deficiência, projeto intergeracional de conexão entre jovens e idosos, entre outros.

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres compartilhou avanços para aprimorar o suporte psicológico às vítimas de violência, com a ampliação da equipe de profissionais disponíveis, e destacou a necessidade de ampliação de recursos para a pasta.

Integrante da equipe de comissão da transição, Eerizania Freitas propôs a inclusão de dados sobre mulheres em situação de violência no censo SUAS, para que os atendimentos possam ser realizados nas unidades Creas. O prefeito Sandro Mabel participou do encontro via videoconferência.

Na próxima quarta-feira (27), a comissão deve se reunir para apresentação do dados da Saúde e do Imas. No dia seguinte, quinta-feira (28), será a vez da Educação e da Seinfra.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos