Na lista de estados com mais recadastramentos de armas de fogo no Brasil, Goiás aparece em 6º lugar da lista. Os Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) levaram 68,7 mil armamentos até os postos da Polícia Federal (PF) até o momento. A data-limite para a regularização é dia 3 de maio, após adiamento do prazo por parte do Governo Federal.
Armas de fogo em Goiás e no Brasil
O recadastramento das armas de fogo foi uma determinação do presidente Lula, a fim de haver um maior controle quanto ao número total dos armamentos. Inicialmente, o prazo de regularização seria até esta segunda-feira, 3, mas o Governo prorrogou por 30 dias. Isso porque, em virtude da desinformação, muitos ainda não recadastraram por receio de que a PF confiscaria as armas.
Com 68,7 mil recadastramentos até o momento, Goiás aparece em sexto lugar da lista e é o estado brasileiro fora do eixo Sul-Sudeste com o maior número no quesito. Acima, aparecem Minas Gerais (74,2 mil), Santa Catarina (77,5 mil), Paraná (94,5 mil), Rio Grande do Sul (107,9 mil) e São Paulo (191,2 mil), respectivamente.
Com o recadastramento, todas as armas de uso permitido e de uso restrito devem ser cadastradas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), da PF, ainda que já registradas em outros sistemas.