Goiás é o 6º estado com mais armas de fogo recadastradas no Brasil

Jataí é a cidade com maior taxa de armas por 100 mil habitantes

Na lista de estados com mais recadastramentos de armas de fogo no Brasil, Goiás aparece em 6º lugar da lista. Os Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) levaram 68,7 mil armamentos até os postos da Polícia Federal (PF) até o momento. A data-limite para a regularização é dia 3 de maio, após adiamento do prazo por parte do Governo Federal.

Armas de fogo em Goiás e no Brasil

O recadastramento das armas de fogo foi uma determinação do presidente Lula, a fim de haver um maior controle quanto ao número total dos armamentos. Inicialmente, o prazo de regularização seria até esta segunda-feira, 3, mas o Governo prorrogou por 30 dias. Isso porque, em virtude da desinformação, muitos ainda não recadastraram por receio de que a PF confiscaria as armas.

Com 68,7 mil recadastramentos até o momento, Goiás aparece em sexto lugar da lista e é o estado brasileiro fora do eixo Sul-Sudeste com o maior número no quesito. Acima, aparecem Minas Gerais (74,2 mil), Santa Catarina (77,5 mil), Paraná (94,5 mil), Rio Grande do Sul (107,9 mil) e São Paulo (191,2 mil), respectivamente.

Com o recadastramento, todas as armas de uso permitido e de uso restrito devem ser cadastradas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), da PF, ainda que já registradas em outros sistemas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp