Press "Enter" to skip to content

Goiás é o 9º estado brasileiro que mais matou pessoas trans entre 2017 e 2022

Última atualização 28/06/2023 | 11:59

O estado de Goiás está entre as dez unidades federativas do País que mais mataram pessoas trans entre 2017 e 2022. É o que apontam os dados trazidos pelo Dossiê Assassinatos e Violências Contra Travestis e Transexuais Brasileiras, publicado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

Em 9º lugar desse ranking, Goiás soma mais de 30 casos de morte de pessoas trans durante esses seis anos de observação da pesquisa, ficando à frente dos estados de Mato Grosso, Paraíba e Amapá, os três ocupando o décimo lugar, simultaneamente, com 31 mortes cada um.

Número de pessoas trans mortas em 2022

O Dossiê revela que foram mais de 150 casos de mortes de pessoas trans no Brasil, sendo 131 por assassinato e 20 por suicídio, só em 2022, um pouco abaixo do ano anterior que apontou 140 casos. O maior número de mortes em 2022 foi observado nos meses de fevereiro, 20 casos, e abril, 16 casos.

Ainda observando os dados levantados pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) no ano passado, Goiás ficou em 11º, com 5 casos, mais do que foi notificado nos estados de Alagoas, com 4, Rio Grande do Norte, 3, e Santa Catarina, 2.

Dossiê Assassinatos e Violências Contra Travestis e Transexuais Brasileiras

O levantamento reúne informações governamentais, de órgãos de segurança pública, processos judiciais e fatos noticiados pela imprensa, visto que ainda não há uma sistematização da administração pública para monitorar esses dados e as subnotificações. Dessa forma, na ausência de dados demográficos a respeito da população trans no Brasil, não há possibilidade de traçar a proporção da população trans versus o número de assassinatos.