Última atualização 15/05/2023 | 12:39
De acordo com dados do Ministério da Saúde, Goiás é o estado com a 4º maior cobertura vacinal contra a gripe neste ano de 2023. Até o momento, houve a aplicação de 831.303 doses de imunizante nos goianos, chegando a 37,55% da população-alvo já com a proteção da vacina. No Brasil como um todo, essa porcentagem está em 30,51%. Portanto, Goiás surge com uma quantidade acima da média nacional.
A vacina contra gripe em Goiás e no Brasil
Os dados da manhã desta segunda-feira, 15, mostram que São Paulo lidera o número total de aplicação de doses de vacina contra a influenza, com 4.551.311. Neste cenário, Goiás aparece em 10º lugar na lista nacional. Porém, é importante ressaltar que a população paulista, por exemplo, é mais de sete vezes maior do que a goiana.
No campo de cobertura vacinal por porcentagem, é possível observar esses números de forma proporcional. O estado que mais se vacinou nesta contagem é a Paraíba, com 43,82% da população-alvo imunizada. Amazonas (38,56%) e Pernambuco (38,24%) seguem logo atrás, e então aparece Goiás (37,55%).
Essa categoria de cobertura vacinal inclui apenas as populações de grupos prioritários, como crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, idosos e professores.
Quanto a profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, das Forças Armadas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários e jovens menores de 18 anos de idade sob medidas socioeducativas, eles entram no campo de “percentual de vacinação”. Nesse contexto, Goiás está em 8º lugar (18,17%).