Goiás é o estado com maior crescimento no setor de serviços em julho

Goiás é o estado com maior crescimento no setor de serviços em julho, diz IBGE

O estado de Goiás é a primeiro entre as 13 unidades federativas no Brasil que apresentaram crescimento no setor de serviços no último mês de julho, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses 13 estados apresentaram um crescimento no índice de volume de serviço no mês de julho se comparado ao mês anterior, junho de 2023.

A variação de Goiás em julho em relação ao mês de junho foi de 5,6%, sendo seguida pelos estados de Rondônia, com 3,8%, Acre, com 3,6%, Ceará, com 3,3%, e Mato Grosso, com 3,0%. Considerando o crescimento do setor em todos estados, o Brasil apresentou crescimento de 0,5% no mês de julho em relação mês anterior, sendo a terceira variação positiva seguida do indicador no País.

Se comparado ao mesmo mês do ano anterior, 2022, a variação no setor de serviços em Goiás é de 9,4%, maior do que Santa Catarina, com 8,9%, Rio de Janeiro, com 3,7%, e Espírito Santo, com 8,0%. Na média nacional, o País registrou um crescimento de 3,5 comparado ao mês de julho de 2022.

Segundo o IBGE, o aumento das atividades do setor de serviços no País foi observado em 50,0% dos 166 tipos de serviços avaliados no levantamento. Entre os setores, o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio foram os que apresentaram a principal contribuição positiva sobre o volume de serviços.

O IBGE indica que o crescimento nos setores supracitados foi impulsionado pelo aumento de receita das empresas do ramo rodoviário de cargas, transporte aéreo de passageiros, transporte por navegação interior de carga, armazenamento, transporte dutoviário e navegação de apoio marítimo e portuário.

Os serviços do ramo de informação e comunicação (5,1%); de serviços profissionais, administrativos e complementares (4,3%); de serviços prestados às famílias (5,6%); e de outros serviços (0,5%) também contribuíram para o avanços nesses indicadores.

Os estados que apresentaram as maiores retrações no setor de serviços no País foram Paraíba, com -2,7%,
Rio Grande do Norte, com -2,9%, e Pará, com -3,0%, Alagoas, com -1,3% e Espírito Santo, com -1,8%.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp