Goiás é o estado mais digital do Brasil, aponta premiação nacional

Goiás é o estado mais digital do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). O governo goiano foi anunciado, na quinta-feira ,8, no Rio de Janeiro (RJ), como primeiro lugar no Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital – 5ª Edição.

Por videoconferência, o governador Ronaldo Caiado participou da cerimônia. Ele comemorou a conquista, agradeceu a equipe do Estado e ressaltou a importância das tecnologias digitais para a modernização e eficiência da gestão pública e promoção de mais benefícios para a população.

“Quando recebi o Estado, Goiás era o penúltimo, uma das piores posições do Brasil em termo de digitalização dos serviços à população. Esse trabalho foi consolidado, mostrando a necessidade de dar ao cidadão acesso facilitado a todos os serviços”, ressaltou Caiado.

O governador destacou ainda que a tecnologia proporciona redução de custos e maior agilidade e dignidade para o cidadão que precisa ser atendido, sobretudo aquele que mora distante da capital. Por fim, citou que Goiás hoje é um centro de expansão e excelência em inteligência artificial e que vem avançando diariamente.

PREMIAÇÃO – GOIÁS É O ESTADO MAIS DIGITAL DO BRASIL

A entrega do prêmio, uma distinção importante no cenário nacional de tecnologia da informação e comunicação para o setor público, fez parte da programação do 51º Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop 2024).

A iniciativa foi baseada no Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, que avalia a eficácia e a qualidade dos serviços públicos digitais oferecidos pelos governos estaduais e distrital, destacando iniciativas de promoção de administração pública mais ágil e transparente.

Goiás ficou à frente dos estados do Rio de Janeiro (2º), Piauí (3º), Rio Grande do Sul (4º) e Bahia (5º).

TRANSFORMAÇÃO

“É um orgulho muito grande, porque o mundo passa por uma fase de transformação de era digital e não há como o poder público ficar desconectado”, lembrou o titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima, que participou presencialmente do evento.

“A tecnologia vem para levar o melhor em serviço e agilidade para o cidadão sentir de perto o poder público a qualquer hora do dia, e saber que o Estado está ali com o único objetivo de atendê-lo”, completou o secretário.

“É um trabalho que você vai pondo pedacinho por pedacinho. Foram dois anos em segundo lugar. A gente vem batalhando para que essa transformação ocorra. É muito emocionante estar aqui, podendo fazer parte disso”, disse o subsecretário de Tecnologia e Informação da SGG, Márcio Pereira.

EVOLUÇÃO

Em 2019, Goiás se encontrava em um dos piores lugares do Índice ABEP-TIC de Serviços Públicos Digitais. Desde então, o estado experimentou uma significativa evolução: em 2020, avançou para a 10ª posição; em 2021, subiu para o 7º lugar; e em 2022, alcançou o 2º lugar. Em 2023, o estado manteve a posição.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ganhador da Mega-Sena que morreu foi vítima de parada cardiorrespiratória

Idoso Morre Após Ganhar Loteria: Causas e Repercussões

O idoso de 74 anos, que faleceu após ganhar na Mega-Sena, sofreu uma parada cardiorrespiratória. Esse foi o resultado de um laudo preliminar do caso divulgado nesta sexta-feira, 6, pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Segundo portais de Cuiabá, o idoso ganhou um sorteio da Mega-Sena em novembro. Ele morreu na última segunda-feira, 2, enquanto estava em uma clínica odontológica na capital mato-grossense onde fazia tratamento odontológico. Ele era hipertenso e tinha diabetes.

Em nota, a clínica disse que está acompanhando a situação da família dos pacientes com atenção e oferecendo o suporta necessário. Eles informaram ainda que aguardam a conclusão dos laudos técnicos especializados e acompanham a investigação.

A Polícia Civil do Mato Grosso levanta informações junto à clínica para finalizar a questão sobre qual foi a causa da morte do idoso. Foram recolhidas imagens das câmeras de segurança para análise.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp