“Goiás é solidariedade, é amor ao próximo e acolhimento”, afirma Gracinha Caiado

O Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), lançou nesta quinta-feira,27, a Campanha Aquecendo Vidas. Ação do Goiás Social com o objetivo de proteger a população vulnerável nas noites mais frias, a iniciativa distribuirá 70 mil cobertores adquiridos pelo Governo de Goiás e arrecadará agasalhos novos e usados em bom estado de conservação.

A cerimônia foi comandada pela presidente de hora da OVG e coordenadora do GPS, primeira-dama Gracinha Caiado, que fez questão de agradecer a todas as pessoas presentes, principalmente os parceiros do programa. “A OVG é isso: é parceria, é solidariedade, é amor. Somos privilegiados. Não temos preocupação com o frio, porque temos certeza de que estaremos aquecidos nos dias mais frios. Mas, infelizmente essa não é a realidade de muitas pessoas, que vivem pelo interior de Goiás, que vivem nos grandes centros”, lembrou Gracinha, durante coletiva de imprensa.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), massas de ar polar comumente provocam a queda na temperatura em várias regiões do Estado nos próximos meses do ano. No evento desta quinta, Gracinha destacou que o Governo de Goiás trabalha de forma preventiva para chegar a quem mais precisa, sem deixar ninguém para trás. “É claro que estaremos a postos verificando a situação e, agindo com antecedência e de forma preventiva, dentro dos limites das informações meteorológicas, para antecipar nossas ações antes que o período de frio mais severo de fato chegue”, lembrou.

“Então, eu peço de coração: vamos nos unir nessa missão que é tão importante para mim e para o governador Ronaldo Caiado, a missão de proteger do frio aqueles que mais precisam. Goiás é solidariedade, é amor ao próximo e acolhimento. Juntos, vamos aquecer famílias em vulnerabilidade, vamos aquecer crianças em todo o Estado”, finalizou Gracinha Caiado.

Doações

A Campanha Aquecendo Vidas já distribuiu mais de 200 mil cobertores desde 2019, além dos 70 mil adquiridos para esse ano. A ação representa um investimento de quase R$ 9,5 milhões pelo Governo do Estado. Neste ano, as doações poderão ser entregues, de 2 a 25 de maio, em doze pontos diferente da capital. Serão beneficiadas entidades sociais, principalmente as que cuidam de idosos, pessoas em situação de rua e famílias em situação de vulnerabilidade social de todo o Estado.

Os cobertores serão entregues via municípios, que farão a retirada em Goiânia. A OVG firmou essa parceria de modo a alcançar o maior número possível de pessoas necessitadas. Quem quiser saber mais sobre mais sobre a Campanha Aquecendo Vidas pode entrar em contato com a OVG pelo telefone 62 3201-9315.

Pontos de coleta das doações

 

OVG – Rua T-14, Setor Bueno – Goiânia
Palácio Pedro Ludovico Teixeira – Rua 82, nº 400, Centro – Goiânia
Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) – Rua 259, Setor Leste Universitário – Goiânia
Corpo de Bombeiros – Av. C-206 – Jardim América – Goiânia
Saneago – Av. Fued José Sebba, nº 1.245 – Jardim Goiás
Sebrae -GO – Av. T-03, nº 1.000 – Setor Bueno – Goiânia
Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE) – Av. Ubirajara Berocan Leite, nº 640, Setor Jaó – Goiânia
Tribunal de Conta do Município (TCM) – Rua 68, nº 727, Setor Central Goiânia
Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg) – Rua 14, nº 50, Setor Oeste – Goiânia
Shopping Bougainville – Rua 9, nº 1.855, Setor Marista – Goiânia
Associação Goiana dos Supermercados – Av. C-7, Qd. 80, Lote Área, nº 3.144 – Vila dos Alpes – Goiânia
Assembleia Legislativa do Estado de Goiás – Av. Emival Bueno, Qd. G, Lt. 01, Parque Lozandes – Goiânia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp