A partir desta terça-feira, 22, Goiás entra em alerta de tempestades em diferentes áreas. As regiões que mais devem ser afetadas são a parte Sudoeste e Norte do estado, além da Grande Goiânia. Em Aparecida de Goiânia, por exemplo, já há registro de chuvas. A expectativa é de que o alerta permaneça até o próximo domingo, 27.
Alerta de tempestades em Goiás
De acordo com informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), Goiás recebe nesta semana uma frente fria com pancadas de chuva. Nesta terça, o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) emitiu um alerta de tempestades para diferentes partes do território nacional, com foco no Centro-Oeste e no Sul do País.
“A chegada da frente fria dará continuidade às instabilidades, e pode ocorrer tempestades mais fortes localmente. As chuvas fortes estão ocorrendo de forma pontual”, explica a coordenadora do Inmet, Elizabete Alves Ferreira, ao DE.
Segundo ela, fica difícil prever os locais exatos das tempestades justamente pelas chuvas estarem caindo de maneira pontual. Por conta disso, o Inmet libera um aviso geral para a região. Nos pontos em que houver instabilidade, ou seja, umidade e calor, podem ocorrer pancadas de chuva.
O alerta de tempestade vai até o próximo domingo, mas é difícil dizer em qual dia será o “pico” dos temporais em Goiás. “Em uma atmosfera instável pode ocorrer pancada intensa de 50 mm em uma hora, o que já é um transtorno muito intenso nas cidades”, complementa Elizabete.
Segundo o relatório do Inmet, é baixo o risco de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Ainda assim, o instituto reforça o perigo de usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.