Goiás espera o rápido restabelecimento das exportações de carne

Goiás espera o rápido restabelecimento das exportações de carne

O Governo de Goiás acompanha com atenção os desdobramentos da suspensão de importações de carne brasileira pela China, em decorrência de um caso de vaca louca encontrado no Pará. Trata-se de um caso atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais em um único animal de nove anos, afastada a possibilidade de contaminação, segundo resultado dos exames divulgado nesta sexta-feira, 3, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A nota divulgada pelo Mapa informa também que já estão sendo tomadas providências de acordo com os protocolos sanitários para solucionar o impasse das exportações para a China. Para tanto, vai agendar reunião virtual com o governo chinês a fim de repassar a informação oficial e restabelecer os embarques para aquele País. O exame que comprovou a atipicidade do caso foi realizado pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) no Canadá.

“A nossa expectativa é que as exportações de carne bovina para a China sejam retomadas o mais rapidamente possível”, afirmou o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado. Ele enfatiza que o governador Ronaldo Caiado está atento ao problema e espera uma solução o mais rápido possível para que os frigoríficos goianos possam retomar a normalidade em suas operações.

Gripe aviária

O cuidado com a sanidade animal abrange todas as categorias de animais criados comercialmente no Estado. Essado lembra que agora mesmo a Agência atua com firmeza na adoção de medidas sanitárias preventivas para impedir a chegada da Influenza Aviária ao Estado.

“É uma ameaça séria, que já atinge vários países da América Latina, e tem potencial para causar muitos danos aos criadores e à economia do Estado. Por isso, o Governo de Goiás atua com firmeza e se une aos avicultores para manter nossos plantéis livres deste mal”, arremata ele.

O dirigente da Agrodefesa destaca que a sanidade dos rebanhos de Goiás é motivo de atenção continuada do governo estadual. “O governador Ronaldo Caiado tem garantido todo o apoio à Agrodefesa, órgão responsável pelo Serviço Veterinário Oficial, que desenvolve com rigor as ações para manutenção da sanidade do rebanho. Tanto que, a partir deste ano, não será mais obrigatória a vacinação do rebanho contra a febre aftosa”, enfatiza José Essado.

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Desabamento de ponte TO-MA deixa 16 pessoas desaparecidas

Dois dias após o desabamento da ponte que liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) sobre o Rio Tocantins, uma força-tarefa composta por agentes dos dois estados e do governo federal continua as buscas por desaparecidos. O incidente ocorreu no domingo, 22. A Polícia Militar do Tocantins confirmou, até a manhã de terça-feira, 24, a morte de duas mulheres.

Uma das vítimas era uma residente de 25 anos de Aguiarnópolis, enquanto os dados da outra vítima ainda não foram divulgados. Além disso, um homem de 36 anos foi encontrado vivo e levado ao hospital de Estreito com uma fratura na perna. Atualmente, 12 adultos e três crianças permanecem desaparecidos.

Veículos envolvidos no acidente

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ao menos oito veículos caíram no rio: quatro caminhões, dois automóveis e duas motocicletas. A presença de veículos carregados com ácido sulfúrico e herbicidas complica as buscas, pois as autoridades aguardam os resultados de exames da água para determinar se é seguro iniciar os trabalhos de busca com mergulhadores.

A Agência Nacional de Águas (ANA) informou que os caminhões transportavam 22 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico. Como precaução, o governo do Maranhão orientou a suspensão da captação de água para abastecimento público nas cidades banhadas pelo rio Tocantins até que se confirme se esses produtos se diluíram e não oferecem risco.

Condições da Ponte Juscelino Kubitschek

A Ponte Juscelino Kubitschek, inaugurada nos anos 1960, tinha 533 metros e já apresentava problemas conhecidos. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizou obras de reparos entre 2021 e 2023, mas a ponte necessitava de ‘obras de reabilitação’.

Em maio de 2024, um edital no valor de aproximadamente R$ 13 milhões foi lançado para a contratação de uma empresa especializada, mas a licitação fracassou. Um relatório obtido pelo jornal Folha de S.Paulo revelou que o Dnit sabia da situação precária da ponte desde 2019.

O professor de engenharia civil da Universidade Federal do Tocantins, Fabio Ribeiro, atribuiu o acidente a uma série de falhas. O Ministério Público do Tocantins aguarda a conclusão dos laudos técnicos para analisar possíveis providências.

O Dnit interditou o local e decretou situação de emergência para facilitar os trâmites burocráticos para a reconstrução da ponte, com um prazo estimado de 12 meses e um custo entre R$ 100 a R$ 150 milhões. Durante uma coletiva de imprensa, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que mais de R$ 100 milhões serão destinados para a reconstrução imediata da ponte e que uma sindicância será instaurada para apurar responsabilidades.

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