Jornal Diário do Estado

Goiás está com alerta de chuva forte e ventos de até 100 km/h

Aviso recomenda cuidados devido ao risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas

O estado de Goiás pode ser atingido por chuva forte até a manhã desta quinta-feira, 13. Um alerta de perigo para possíveis estragos com recomendações à população foi emitido pelo  Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) nesta quarta-feira, 12.

 

No aviso válido para boa parte do território goiano consta previsão de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos intensos com velocidade que pode alcançar 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

 

As autoridades pedem que as pessoas desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia, não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e acionem a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Goiás, se necessário, pelos telefones 199 e 193, respectivamente.

 

Na capital, a mínima deve permanecer de 20ºC e a máxima de 31ºC. De acordo com especialistas, o temporal é resultado do encontro da umidade vindo da região norte do país com o calor intenso sobre o estado. Uma frente fria tende a derrubar a temperatura a partir da próxima sexta-feira, 14.

 

O Inmet orienta as pessoas a seguir as orientações da defesa civil local e do plano de contingência municipal e ligar para os números 199 ou 193, em caso de emergência. A maior preocupação das autoridades em saúde é com as doenças causadas pelas enchentes decorrentes das tempestades. 

 

A água suja pode ter sido contaminada através de esgoto e dejetos de animais, como ratos.  O tétano e a leptospirose costumam ter mais registros médicos após inundações dentro e fora de Goiás. Os alimentos também podem ser tornar uma fonte de transmissão de microrganismos que afetam o corpo humano, o que torna necessário adotar duas precauções. 

Alerta

 A solicitação de cadastramento para recebimento de avisos e alertas de desastres emitidos pelo governo federal pode ser feito enviando uma mensagem de SMS para o número 40199 com o CEP da residência ou área que deseja monitorar.

A confirmação do cadastro no sistema de alerta é enviada em seguida com a resposta “Cadastro realizado com sucesso. O seu celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil”. O serviço é gratuito para o cidadão. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.