Press "Enter" to skip to content

Goiás tem alerta laranja para tempestades; veja previsão

Última atualização 02/12/2022 | 07:48

Chuvas intensas devem marcar o tempo em Goiânia e em algumas outras regiões do estado até esta sexta-feira, 2. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, o segundo em nível de atenção para o potencial de riscos causados pelas tempestades.

As regiões centro, norte, noroeste, sul e leste do estado serão atingidas por entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Para o Inmet, trata-se de perigo com chances de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A orientação é não se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda e desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

O primeiro alerta de criticidade é na cor amarela. Ele  também foi emitido para o sul goiano. Nesse caso, o perigo é potencial. O Inmet sugere que as pessoas acionem a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

A previsão para até a próxima segunda-feira, 5, é de fortes chuvas todos os dias para 23 dos 27 estados brasileiros. Para alguns deles, o alerta é vermelho em cinco estados (Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul, Tocantins e Santa Catarina) que podem ter grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. Especificamente no Centro-Oeste, os meteorologistas apontam que os acumulados de chuva podem ultrapassar 70 milímetros.

Acabou a energia?

Diversas instituições do setor público e privado têm horário especial de atendimento por causa dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Na Enel, as lojas físicas fecharão antes do início das partidas da seleção brasileira. Por isso, o registro de reclamações e notificações ficará restrito aos canais digitais.

O atendimento poderá ocorrer pela agência virtual no site da empresa, pelos perfis da empresa no Facebook e Twitter, pelo WhatsApp, com a atendente virtual Elena, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608, pelo aplicativo Enel Goiás, pelo call center 0800-062-0196 e pelo SMS, canal exclusivo para registrar falta de energia, enviando uma mensagem para o número 27949.

Informações atualizadas

As pessoas interessadas em receber alertas sobre riscos de desastres naturais emitidos por órgãos competentes podem se cadastrar para receber mensagens por SMS em celular e ou em TV por assinatura. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP.  O serviço é gratuito, está disponível em todos os estados do Brasil e não há necessidade de cadastro prévio.