Press "Enter" to skip to content

Goiás está em alerta para baixa umidade do ar

Última atualização 17/05/2023 | 11:37

Prepare o protetor solar, coloque a água para gelar e arrume o filtro porque o período de seca no Cerrado começou e deve se estender até a primeira metade de outubro. As condições climáticas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fazem com que a umidade relativa do ar sofra uma queda em Goiás. 

Nesta semana, por exemplo, a umidade relativa do ar mínima prevista para Goiânia varia entre 25% e 30%, o que chama atenção para os reflexos da seca no corpo. O alerta amarelo, que vem depois que os níveis de umidade estão abaixo dos 30%, normalmente recomenda um maior consumo de líquidos e repouso durante momentos mais quentes do dia.

A seca, que começa em meados de maio, alcança seu ápice no final de agosto e início de setembro, se estendendo até a primeira metade de outubro. Durante toda essa temporada, é recomendado o consumo de líquidos acima da média anual, além de evitar esforços físicos intensos durante os horários de maior calor, entre às 12h e 16h.

No estado, porém, acontece ainda o fenômeno da amplitude térmica. Isso quer dizer que existe uma variação acentuada entre as temperaturas mínima e máxima do dia. Com manhãs e madrugadas mais frias e tardes mais quentes, o corpo que fica exposto às variações pode sofrer com os choques térmicos.

Nesta semana, segundo informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a temperatura mínima esperada em Goiás é de 17°C enquanto a máxima chega aos 29°C.