Apesar de uma onda de calor estar chegando no Brasil nesta terça-feira, 12, Goiás está sob alerta para risco potencial de chuvas intensas. O aviso foi emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), que informou a possibilidade de tempestades acompanhadas de rajadas de ventos em todas as regiões do estado.
De acordo com o boletim, as pancadas são formadas pela combinação de calor e umidade. Está previsto cerca de 40 mm/dia de chuva com risco potencial para ocorrência de tempestades isoladas, além de chuvas fortes acompanhadas de raios e rajadas de vento (acima de 60 km/h) que podem causar alagamentos e queda de árvores.
A região central e sul devem ser as mais atingidas pelas chuvas, com 15 mm em toda a região. Em Goiânia, o tempo será de nebulosidade, com sol e pancadas de chuva isoladas. A temperatura deve chegar na casa dos 31ºC.
Confira o tempo em algumas regiões:
Porangatu: mínima de 24ºC e máxima de 35ºC
Itumbiara: mínima de 21ºC e máxima de 32ºC
Goiandira: mínima de 20ºC e máxima de 32ºC
Formosa: mínima de 19ºC e máxima de 32ºC
Onda de Calor
Vindo do Paraguaia, a onda de calor que vem chegando no Brasil não deve atingir ou alterar significativamente às temperaturas em Goiás. Segundo o gerente da Cimehgo, André Amorim, apenas alguns municípios no extremo sudoeste devem registrar temperaturas um pouco mais elevadas que o normal.
O restante do estado deverá continuar abafado, mas com áreas de instabilidade e expectativas para chuvas irregulares.