Press "Enter" to skip to content

Goiás: final de semana tem aumento de 15,3% nos casos de varíola dos macacos 

Última atualização 30/08/2022 | 08:01

Com mais notificações de pessoas com varíola dos macacos em Goiás, o estado contabiliza 210 casos. De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), há 387 infecções suspeitas, 20 prováveis e nenhum óbito. Na última sexta,26, havia a confirmação de 182 casos, ou seja, foram 28 casos em apenas dois dias (15,3%).

Os municípios com maior número de infectados são Goiânia (166), Aparecida de Goiânia (19), Valparaíso de Goiás (5), Inhumas (4), Planaltina (3), Cidade Ocidental (2), Luziânia (2), Águas Lindas de Goiás (1), Anápolis (1), Anicuns (1), Aragoiânia (1), Bom Jesus de Goiás (1), Itaberaí (1),  Santa Helena de Goiás (1), Senador Canedo (1)  e Uruaçu (1).

Apesar de a varíola dos macacos ter sido diagnosticada em uma criança de 9 anos em Luziânia, no entorno do Distrito Federal, as vítimas mais frequentes têm de 20 a 29 anos, seguidas por pacientes de 30 a 39 anos, de 40 a 49 anos e 60 anos ou mais. O primeiro caso foi oficializado pela SES-GO em de julho deste ano.

A transmissão acontece por contato com lesões, crostas, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama e talheres. A orientação da pasta é de buscar uma unidade de saúde em caso de sintomas como dor de cabeça, febre, manchas pelo corpo e principalmente erupções na pele. Se for detectada a presença do vírus, os pacientes devem ser isolados.

O atual cenário epidemiológico sinaliza a transmissão comunitária em Goiás já que parte dos infectados não saiu do estado nem teve contato com quem ficou doente e tem histórico de viagem. A tendência é de aumento de registros confirmados. No mundo há 14 mortos pela infecção, 4.499 casos confirmados no País.