Press "Enter" to skip to content

Goiás investe mais de R$ 9 milhões em materiais escolares para alunos

Última atualização 01/02/2023 | 08:16

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), investiu R$ 9,6 milhões na compra de 146.760 kits de materiais escolares e didáticos para os estudantes que participam do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás). A iniciativa abrange as turmas do 1° e do 2° ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais em 245 municípios goianos. Apenas Anápolis não aderiu ao programa.

Cada kit é composto por caderno de brochura, caderno de desenho, lápis de cor e lápis grafite, borracha, apontador com depósito, cola branca e cola colorida, canetinha hidrográfica e tesoura sem ponta. O livro ‘Leia’ também está sendo entregue a todos os alunos.

De acordo com Iasminy Martins, mãe de Kauan Martins Pires, de 7 anos, aluno do 2° ano do Colégio Municipal Boas Novas, em Israelândia, essa iniciativa é um grande avanço na Educação. Para ela, a parceria entre o Estado e os municípios traz equidade para todos que não possuem condições de comprar a mesma variedade de itens. “A diversidade dos materiais vai incentivar o meu filho a realizar as atividades propostas e, com certeza, vai contribuir bastante para o desenvolvimento dele”, acrescentou.

O principal objetivo do AlfaMais Goiás é reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças. Criado pelo Governo de Goiás e realizado em regime de colaboração com as prefeituras, o programa contribui para adequar a realidade dos estudantes com métodos de leitura e escrita mais eficazes.

Superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc Goiás, Giselle Faria afirma que as prefeituras abraçaram o projeto com comprometimento e dedicação, desde a capacitação dos professores até a distribuição de materiais. “Agora, os alunos começam o ano com o kit em mãos, assim como os estudantes da rede estadual. São entregas importantes para o trabalho pedagógico dos municípios,” afirma Giselle.

De acordo com a prefeita de Doverlândia, Genilva Kátia Rodrigues, a parceria entre o governo estadual e os municípios, por meio da implantação do programa, tem sido bastante elogiada pela comunidade escolar. “Com a capacitação dos professores alfabetizadores e com as entrega dos kits de materiais, as aulas se tornaram mais dinâmicas e o índice de aprendizagem na alfabetização está sendo reduzido,” destacou ela.