Goiás irá receber 122 mil doses de vacina contra Covid nesta sexta

Goiás deve receber duas novas remessas de vacina nesta sexta-feira (18). Serão 72.540 imunizantes da Pfizer, que devem chegar ainda na madrugada, e outras 49.600 doses de CoronaVac, produzida pela Butantan, marcadas para chegar ás 10h da manhã.

O anúncio foi dado pelo governo Ronaldo Caiado (DEM) através das redes sociais.

Os envios das remessas acontecem no momento em que vários municípios goianos se encontram paralisando as aplicações da primeira dose por falta de doses de vacinas. A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informou que o avanço da vacinação por idade na capital apenas poderá ocorrer após a chega de novas remessas de doses do imunizante. De acordo com a pasta, o estoque de vacinas se encontra ”praticamente zerado”, o que impossibilita o avanço na faixa etária.

Os municípios goianos seguem com a aplicação por idade regressiva, reservando 30% para grupos prioritários conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp