Ao menos 26 municípios vão formar o “Desafio das Flores”, conjunto de caminhos interligados, que formam a maior trilha de zona metropolitana do mundo. O projeto foi lançado pelo Governo de Goiás, através da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo). A novidade foi apresentada pelo presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, durante a abertura do 1º Congresso Brasileiro de Trilhas, que será realizado neste domingo (29), no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON).
O projeto deve alcançar até 2,5 mil quilômetros de trilhas, envolvendo os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Abadia de Goiás, Araçu, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campestre, Caturaí, Damolândia, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás, Trindade e Varjão.
Fabrício explicou que o novo caminho, idealizado pelo publicitário e diretor do CCON, Rubens Artero, vai possibilitar a prática do ecoturismo próximo à capital, movimentando a economia dos municípios envolvidos. O projeto já possui a adesão de 90% das prefeituras, formalizada por meio de assinaturas de cooperação técnica. Dez trechos mapeados já receberam a sinalização rústica.
“O maior caminho de região Metropolitana do mundo está nascendo hoje. Garanto que vamos entregar uma grande plataforma de desenvolvimento”, afirmou.
Investimentos
O 1º Congresso Brasileiro de Trilhas reúne, pela primeira vez, especialistas nas principais trilhas de longo curso nacionais e internacionais na capital. Durante a solenidade de abertura, a secretária estadual de Economia, Cristiane Schmidt, anunciou a suplementação orçamentária de R$ 3 milhões para investimentos em infraestrutura de três trilhas goianas: Caminho de Cora Coralina, Caminho dos Veadeiros e Caminho do Pai.