Goiás lança pacote de melhorias no transporte público de Goiânia

Governo de Goiás lança pacote de melhorias no transporte público da Região Metropolitana de Goiânia

O novo Cartão Família, a renovação dos ônibus e a modernização do Eixo Anhanguera estão entre as melhorias promovidas pelo Governo de Goiás, por meio da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), no transporte público da capital. “Seremos os primeiros no Brasil a implantar o transporte com ônibus elétrico, mas também tratando das tarifas, da qualidade de nossas plataformas, da condição de melhor deslocamento de cada usuário do transporte público”, observa o governador Ronaldo Caiado.

Na próxima sexta-feira, 10, o governador detalha as ações desenvolvidas pelo Governo de Goiás para o transporte coletivo e recebe 20 novos ônibus da Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás (Cootego). Na ocasião, também será apresentado o edital dos ônibus elétricos por meio da Metrobus, com lançamento para este mês de fevereiro. Com previsão para julho, 60 novos ônibus chegam para a operação do BRT Norte/Sul. Toda a frota do transporte público será renovada até 2025.

Para receber a nova frota e dar mais conforto aos usuários, o Eixo Anhanguera passará por uma completa readequação. A Prefeitura de Goiânia está promovendo a revitalização do asfalto em todo o trecho, com mais de 60% concluídos. Agora, o Governo de Goiás vai readequar todas as plataformas e terminais do Eixo Anhanguera, com rebaixamento das plataformas de embarque e desembarque. “Essa reforma é essencial para que os novos ônibus elétricos rodem”, disse o titular da Secretaria-Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima. Segundo ele, os novos ônibus terão piso baixo, o que melhora a acessibilidade e conforto dos usuários.

Durante a reforma, o Eixo continua funcionando com adaptações temporárias para que as obras avancem ao mesmo tempo que o usuário transite pelos locais. A tarifa do sistema segue R$ 4,30, valor congelado desde 2019 pelo Governo de Goiás.

Cartão Família

Novo modelo de bilhetagem, o Cartão Família foi criado para que até 5 membros de uma mesma família possam usufruir do transporte coletivo aos finais de semana e feriados. A cada viagem, será cobrado o valor de apenas uma passagem, R$ 4,30, no cartão principal. Para os demais membros, a viagem será gratuita. A adesão ao programa é feita pelo site do Sitpass, onde o responsável deve cadastrar os membros da família que ficarão vinculados ao cartão principal. Podem ser cadastrados membros que tenham a partir de 5 anos de idade.

Esse é o quarto lançamento do novo modelo de bilhetagem na capital. Os anteriores foram o Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador e Meia Tarifa (Senador Canedo, Nerópolis, Trindade, Goianira e Aparecida). A entrega do Cartão Família será realizada nos terminais ou na loja Sitpass, com a primeira via gratuita.

Para utilizar em família, somente o cartão principal deve ser recarregado. Cada cartão pode ser utilizado até 4 vezes no mesmo dia. Os cartões dos membros do grupo familiar serão personalizados, não podendo ser usados por terceiros. O cartão principal será fiscalizado por meio da biometria facial. Os membros do grupo familiar deverão usar os cartões na mesma viagem do cartão principal ou do responsável.

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Piloto de F1 Yuki Tsunoda fica detido na imigração dos EUA por três horas e quase perde o GP de Las Vegas

Yuki Tsunoda, piloto da equipe RB na Fórmula 1, enfrentou um imprevisto bastante inusitado antes de participar do GP de Las Vegas neste fim de semana. O japonês foi detido na imigração dos Estados Unidos por cerca de três horas, correndo o risco de ser mandado de volta ao Japão e perder a corrida. O motivo? O agente da imigração não acreditou que ele fosse um piloto de F1, pois estava de pijama.

Tsunoda, que já havia estado nos EUA recentemente para o GP de Austin, no Texas, e para o de Miami em maio, explicou que não compreendeu o motivo da parada, já que estava com toda a documentação correta. “Estava de pijama, então talvez eu não parecesse um piloto de F1. Durante a conversa, até me perguntaram sobre o meu salário, o que foi desconfortável. Eu não conseguia dizer nada e senti muita pressão”, comentou o piloto.

O japonês revelou que, mesmo com a documentação adequada e o visto, não foi permitido que ele ligasse para sua equipe ou para a Fórmula 1 para esclarecer a situação. “Eu queria ligar para a equipe ou para a F1, mas na sala da imigração não podia fazer nada”, explicou. Felizmente, a situação foi resolvida após intensas conversas, e Tsunoda conseguiu entrar no país a tempo de disputar o GP.

Este episódio ilustra os desafios que os pilotos enfrentam com a imigração nos Estados Unidos, especialmente desde que a Fórmula 1 passou a ter mais de um evento no país a partir de 2022. Com isso, casos envolvendo contestação de vistos e documentação começaram a se tornar mais frequentes, colocando em risco a participação dos competidores em corridas como o GP de Las Vegas. Tsunoda, no entanto, destacou que a experiência ficou para trás e agora está focado na disputa da corrida.

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