Goiás lança portal único de serviços e informações

Goiás centralizou e modernizou o atendimento digital ao cidadão com a entrega de um portal único do governo estadual, acessível pelo endereço eletrônico goias.gov.br. A nova plataforma, lançada nesta terça-feira, 12, incorpora 121 serviços do Expresso e simplifica o acesso a informações institucionais, notícias e conteúdo de programas, entre outros itens. Além disso, representa um importante avanço na transparência das ações do poder público.

“São dois pontos importantes que o govenador Ronaldo Caiado impõe, que são a transparência e a excelência. O novo portal é muito relevante pelo seu aperfeiçoamento tecnológico, com uma interface mais simples e intuitiva”, afirmou o secretário de Estado de Comunicação, Gean Carvalho. A novidade foi desenvolvida pela área de tecnologia da Secretaria-Geral do Governo (SGG), em conjunto com a pasta, e teve como uma de suas inspirações o portal único do governo federal, o gov.br, criado em 2019.

O goias.gov.br disponibiliza acesso a ouvidoria, diário oficial, legislação, vídeos institucionais, agenda do governador, aplicativo Mulher Segura e materiais especiais elaborados pela equipe de comunicação do governo. Serviços, como Vapt Vupt, Ipasgo e Detran, ocupam espaço de destaque. “Tudo foi desenhado com as melhores práticas que existem no mercado, oferecendo uma experiência personalizada”, destacou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Nesta primeira etapa, estão incluídos a Secretaria de Comunicação, a Secretaria-Geral de Governo, a Goiás Turismo e o Detran. Já os demais sites institucionais do Estado serão integrados ao portal até janeiro do ano que vem. A proposta está alinhada com o projeto de Transformação Digital do governo e com a Lei estadual nº 20.846, de 2020, que trata da simplificação do atendimento ao cidadão.

Outra vantagem do novo portal trata-se da maior agilidade na navegação por parte do usuário, devido à sua leveza e rapidez de carregamento, o que significa menor consumo de dados.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco revela tentativas de atentado durante visita ao Iraque em 2021

Em sua autobiografia, o Papa Francisco revelou que duas tentativas de atentado contra ele foram frustradas durante sua visita histórica ao Iraque, em 2021. O pontífice relatou que foi informado pelos serviços de segurança britânicos sobre uma jovem que estaria a caminho de Mossul, uma das maiores cidades iraquianas, carregando explosivos com a intenção de se explodir durante sua presença. Além disso, ele mencionou uma van que teria partido em alta velocidade com o mesmo objetivo.

No trecho publicado pelo jornal italiano Corriere Della Sera, Francisco descreve a resposta recebida no dia seguinte pela Gendarmaria do Vaticano. Segundo ele, o comandante informou que os responsáveis haviam sido interceptados e “não estavam mais lá”, uma referência à atuação das autoridades iraquianas, que teriam evitado os ataques. “Isso também foi muito marcante para mim. Isso também foi o fruto envenenado da guerra”, escreveu o pontífice em suas memórias.

O relato faz parte do livro Esperança, que será lançado no início de 2024, próximo ao aniversário de 88 anos de Francisco, celebrado nesta terça-feira, 17.

A visita ao Iraque marcou a primeira vez que um líder da Igreja Católica esteve no país, em uma viagem considerada de alto risco devido à situação de segurança e à pandemia de Covid-19. Mesmo assim, Francisco decidiu seguir com a missão, destacando a importância histórica e religiosa do Iraque, lar de uma das comunidades cristãs mais antigas do mundo.

Durante a viagem, o Papa demonstrou solidariedade aos cristãos perseguidos no país e se encontrou com o Grande Aiatolá Ali al-Sistani, uma das figuras mais influentes do islamismo xiita, em um encontro considerado histórico para o diálogo inter-religioso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp