Goiás leva ouro em olimpíada internacional de matemática

O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, de Formosa, e o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Miriam Benchimol Ferreira, de Goiânia, conquistaram medalhas de ouro na edição de 2024 da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF).

As duas escolas da rede pública estadual de Goiás obtiveram as medalhas na etapa nacional da competição, que reúne estudantes de 42 países e tem o objetivo de promover o trabalho em equipe e a resolução criativa de problemas matemáticos.

MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS

Ana Amélia é estudante do 6° do Cepi Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz e uma das medalhistas de ouro. Para ela, a experiência na avaliação é motivo de orgulho e felicidade.

“É uma honra imensa participar dessa olimpíada e representar o Cepi. Gostei muito das questões, curiosidades da prova, fiquei muito feliz em fazer. Agradeço aos meus colegas que me ajudaram e aos professores por terem me dado essa oportunidade incrível”, celebra Ana Amélia.

O coordenador da área de Ciências da Natureza e Matemática do Cepi, Roberto José, destaca que a participação da escola na competição nos últimos anos é uma maneira de engajar e estimular os estudantes a colocarem os conhecimentos em prática. Ele é o responsável pelo programa interno de Acompanhamento das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento.

“Com a olimpíada, a gente consegue validar, dar sentido e significado para aquilo que o estudante está estudando, para o conhecimento que ele está construindo na etapa de ensino. Ele não precisa esperar por um dia em que vai precisar usar isso. Então, a todo momento eles estão colocando o conhecimento à prova”, explica.

Outro destaque é o fato de o Cepi ser uma das dez escolas da rede pública estadual com as maiores notas no Ideb em 2023 em Língua Portuguesa e Matemática (anos finais).

MEDALHAS DE PRATA

Além de conquistar a medalha de ouro, o Cepi Professora Izabel também ganhou prata, assim como o CEPMG Dionária Rocha, de Itumbiara, e o Cepi Hélio Rodrigues de Queiroz, em Luziânia.

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4 ferramentas online para calcular a nota do Enem

Calcular a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser complicado, pois o método utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia tanto a quantidade quanto a qualidade dos acertos dos candidatos. Por conta disso, muitos estudantes têm dificuldade em prever seus resultados. No entanto, existem algumas ferramentas online que ajudam a fazer uma estimativa aproximada da nota, levando em consideração o número de acertos em cada área do conhecimento, como linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Confira quatro opções para calcular a nota do Enem:

  • Me Salva! – A calculadora do Me Salva! simula a nota com base em dados de edições anteriores do Enem. Após a simulação, o estudante pode usar o simulador do SiSU para verificar as chances de aprovação no curso desejado.
  • Planejativo – Este aplicativo também oferece uma calculadora de nota, semelhante à do Me Salva!, mas com a diferença de que também considera a nota da redação para calcular a média final.
  • Xequemat – A ferramenta funciona como um bate-papo com um robô. Após inserir os dados, o robô solicita o número de acertos em cada área do conhecimento e, em seguida, calcula a nota aproximada.
  • TRI Enem – A plataforma do cursinho Gama solicita que o candidato preencha suas respostas para, então, calcular uma estimativa de nota, com base nas questões acertadas.

Como a nota do Enem é calculada?

O Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota do exame. Essa metodologia considera três variáveis que definem os valores mínimo e máximo da prova:

  1. Parâmetro de discriminação: diferencia os candidatos que dominam o conteúdo daqueles que não dominam o que é avaliado pela questão.
  2. Parâmetro de dificuldade: avalia a complexidade da questão. Quanto mais difícil a questão, maior o valor atribuído a ela.
  3. Acerto casual (chute): considera a probabilidade de o candidato acertar uma questão sem dominar a habilidade exigida.

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