Goiás lidera crescimento industrial no País entre dezembro e fevereiro, com 3,7%

Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o desempenho da indústria, divulgados nesta terça-feira (11), apontam que o Estado liderou o crescimento industrial entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, com alta de 3,7%, e alcançou o terceiro lugar no primeiro trimestre deste ano, com expansão de 4,9%.

A expansão industrial mostra o efeito das medidas de estímulo à economia implantadas pelo Governo de Goiás para mitigar os efeitos da crise nacional, com destaque para o programa de incentivos fiscais, as missões comerciais para o exterior e as medidas de austeridade. O levantamento do IBGE comprova que o equilíbrio fiscal e a política de investimentos têm permitido que a economia goiana seja uma das primeiras a superarem a crise brasileira.

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal, a indústria goiana teve o terceiro melhor desempenho no País no primeiro bimestre de 2017, com alta de 4,9%, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a pesquisa, o crescimento de Goiás ficou bem acima da média nacional, que foi de 0,3%.

Apenas Amazonas (6,6%) e Pernambuco (6,5%) superaram o crescimento da indústria goiana. Porém, quando o instituto soma o trimestre que inicia em dezembro de 2016, Goiás sobe para o primeiro lugar nacional, com crescimento da produção industrial de 3,7%, acima do Ceará e Santa Catarina, ambos com 2,3%.

Segundo os dados divulgados, 14 Estados observaram crescimento na produção industrial em fevereiro de 2017, no comparativo com janeiro. Os destaques neste recorte de tempo foram Bahia e Santa Catarina, com alta de 2,8% e do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com 2,2%. Goiás vem logo em seguida, com crescimento de 2,1%.

Com base nas informações do IBGE, o Instituto Mauro Borges (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), indica que já é o terceiro mês consecutivo de crescimento da produção industrial no Estado. O IMB explica que, de dezembro de 2016 até fevereiro de 2017, o acumulado no período foi de 11,7%.

Algumas áreas têm apresentado desempenho ainda melhor. É o caso, por exemplo, do segmento de medicamentos. “A produção neste setor já tem crescimento há sete meses seguidos, sempre com alta superior a dois dígitos”, explica a superintendente do IMB, Lílian Prado. Em fevereiro, a taxa do polo farmacêutico atingiu a marca de 58,8% de alta, demonstrando solidez.

Ainda de acordo com o IMB, o maior dinamismo da economia goiana foi influenciado por fatores relacionados à fabricação de bens de capital – em especial aqueles voltados para o setor agrícola e para a construção – e de bens intermediários, como açúcar e derivados da extração de soja. Também merece destaque o segmento de metalurgia, cujo crescimento de 7,7% em fevereiro é explicado pelo aumento das exportações e elevação de preços no mercado internacional.

Fonte: Goiás Agora

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo promove lives para empreendedores desvendarem o e-commerce

Descubra como impulsionar suas vendas online no mundo do artesanato e moda! Assista a série de lives gratuitas “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, com especialistas do Sebrae e Shopee. Aprenda o passo a passo para iniciar seu negócio online, definir o preço ideal e dominar estratégias de marketing digital para atrair clientes. As lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, no canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
A Secretaria da Retomada e o Goiás Social, em parceria com o Sebrae e a Shopee, promovem uma série de lives especialmente desenvolvidas para artesãos e empreendedores da moda que desejam expandir suas vendas online. Com o título “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, as lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, e serão transmitidas pelo canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
Especialistas renomados participam das lives e ensinam o passo a passo para o sucesso no ambiente digital. Aprenda como iniciar um negócio no e-commerce, descubra a fórmula para chegar ao preço certo e domine as estratégias de marketing para chamar a atenção do comprador online.
 
“Essa iniciativa é voltada para micro e pequenos empreendedores, muitos deles beneficiados pelo Crédito Social, que montaram o próprio negócio e, agora, precisam de ajuda para desvendar o mercado digital. As palestras são riquíssimas em informações que podem multiplicar as vendas de quem colocar o aprendizado em prática”, afirma o secretário da Retomada, César Moura.
 
A abertura da série de lives, no dia 13/09, conta com a presença do palestrante Nelson M., do Time de Educação e Eventos da Shopee. Mestre em Educação, ele já liderou mais de 50 treinamentos e eventos por todo o Brasil. No dia 20/09, George Gustavo Toledo, formado em Administração e atual Gestor Estadual do Programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás, comanda o evento.
 
No último dia de live, 27/09, o palestrante do Sebrae aborda estratégias avançadas de marketing digital, incluindo SEO, publicidade paga e criação de conteúdo. O objetivo é equipar os participantes com ferramentas e técnicas para ampliar sua presença online e impulsionar suas vendas.
 

SERVIÇO

 
Seu Produto na Shopee: Oportunidade para Expandir Suas Vendas Palestrante: Nelson M. Data: 13 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Preço Certo: Aprenda Como Chegar no Valor Que Vai Bombar Seu Produto Palestrante: George Gustavo Toledo, Coordenador Estadual de Conexões Financeiras do Sebrae Data: 20 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Marketing Digital: Estratégias para Alavancar Suas Vendas Online Palestrante: Sebrae Data: 27 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp