Press "Enter" to skip to content

Goiás lidera em cadastro de turismo no Centro-Oeste, em 2022

Última atualização 01/09/2022 | 13:02

Neste ano, Goiás lidera em cadastro do turismo do Centro-Oeste, com 6.352 prestadores de serviço atuando de forma legalizada. A regularização no Cadastur garante que empresas e prestadores de serviço estejam dentro da legibilidade, uma das exigências para a inclusão é a permanência de um município no mapa do turismo brasileiro.

A exigência é válida ainda para quem exerce a profissão de guia de turismo ou é proprietário de meios de hospedagem, transportadora turística, organizadora de eventos, acompanhamento turístico e parque temático. Ao todo, as atividades obrigatórias somam 3.822 registros no Cadastur de Goiás.

Goiás se isola na dianteira em números de cadastros regulares no Centro-Oeste, atrás está o Distrito Federal, com 3,284 documentos. No ranking nacional, o estado ocupa a oitava posição.

Segundo o presidente de turismo de Goiás, Fabrício Amaral, o crescimento no número de estabelecimentos regulares indica que o trabalho de sensibilização surtiu resultados. Levando ao aumento da conscientização de profissionais e empresários do turismo, sobre ter o Cadastur.

Cadastur de Goiás

O Cadastur é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com Órgãos Oficiais de turismo da Unidades da Federação. O objetivo é promover a fiscalização e formalização dos fornecedores de serviços turísticos pelo Brasil.

Outras atividades turísticas também podem ser se inscritas em busca do documento como forma de garantir a segurança do visitante. Casas de espetáculo, locadoras de veículos, restaurantes e parques aquáticos conta com 2.530 registros no Cadastur goiano.  O cadastro é feito de forma segura e totalmente gratuita pelo site Cadastur.turismo.gov.br

O cadastro é importante para que o visitante garanta uma segurança maior na escolha dos serviços turísticos, com isso a iniciativa traz benefícios a empresa e profissionais do setor.

De acordo com a coordenadora Regional do Cadastur de Goiás, Sandra Vital, a certidão representa a formalização das empresas, além de ser a garantia de que elas estão operando de acordo com a legislação.