Press "Enter" to skip to content

Goiás lidera ranking nacional de trabalhadores em situação análoga à escravidão

Última atualização 27/03/2023 | 13:26

O estado de Goiás lidera o ranking nacional de trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão no primeiro trimestre de 2023, após registrar 39,7% de todos as pessoas resgatadas no país durante o período. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 918 trabalhadores nesta condição foram resgatados no Brasil no primeiro trimestre de 2023, sendo que 365 destes foram encontrados em solo goiano. 

Em segundo lugar está o Rio Grande do Sul com 293 pessoas resgatadas, seguido de Minas Gerais, com 82 pessoas. Estes dados foram coletados de janeiro até o dia 20 de março. Entre as irregularidades encontradas pela fiscalização, estão a cobrança de aluguel de barracos usados como alojamentos, o não fornecimento de alimentação e cobrança pelo uso de ferramentas de trabalho. 

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, mais da metade dos trabalhadores foram resgatados em lavouras e usinas de cana-de-açúcar nos municípios de Itumbiara, Edéia e Cachoeira Dourada, no sul de Goiás. Uma operação que durou três dias resgatou um total de 212 trabalhadores. 

Em 2022, Minas Gerais ficou em primeiro lugar no ranking com 1.070 registros durante o ano todo. Na vice-liderança, Goiás apareceu com 271 pessoas resgatadas em situação degradante de trabalho.