Goiás monitora primeiro caso suspeito de hepatite aguda infantil

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) monitora um caso suspeito de hepatite aguda que não tem causa conhecida. Trata-se de uma menina de dois anos de idade, que mora em Aparecida de Goiânia, região metropolitana.

A criança foi atendida em Goiânia. A pasta estadual de saúde informou sobre o caso nesta quinta-feira (19). “Segundo critérios da Nota Técnica do Ministério da Saúde, para classificar um caso como suspeito ou provável, de hepatite aguda grave de causa desconhecida, é preciso, antes, descartar outros tipos de hepatites e doenças de base. O que ainda não se aplica ao caso em investigação, que possui exame pendentes para os tipos conhecidos de hepatite”, explica a nota.

Estes mesmos exames dirão se o caso é suspeito, provável ou descartado para a possibilidade de hepatite aguda infantil de causa desconhecida que vem sendo registrada ao redor do mundo. “Não há nenhum caso confirmado de hepatite aguda de causa misteriosa em Goiás”, reforçou a nota.

Os primeiros casos desta hepatite em crianças pequenas e sem comorbidades foram registrados na Escócia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi informada sobre dez casos no dia 5 de abril. Agora, são cerca de 350 casos confirmados em pelo menos 20 países. Os casos acendem alerta porque não vêm sendo provocados por razões já conhecidas: como os vírus de hepatite A,B,C,D e E.

Em geral, os primeiros sintomas da doença são dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia. Os sinais podem evoluir para icterícia (a parte branca do olho fica amarelada), urina escurecida e fezes claras.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp