Press "Enter" to skip to content

Goiás não tem leito vago de Enfermaria Pediátrica para Covid

Os leitos de Enfermaria Pediátrica exclusivos para covid em Goiás chegaram a 97% de ocupação e há apenas um vago. Nesta quinta (13), o dashboard no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) apontava o percentual, que era um pouco menor para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de atendimento infantil com 82%.

Ao todo, o estado tem 280 leitos para Covid na UTI e enfermaria para crianças e adultos. Desse total, 11 são para UTI infantil e 29 para enfermaria infantil sendo todos no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol).

Hoje, dois dos 11 estavam bloqueados e 19 dos 30 estavam na mesma situação. Isso significa que ocorria manutenção, desinfecção e preparo das unidades para uma nova internação ou a vaga já foi autorizada na unidade para a chegada do paciente, de acordo com a SES-GO.

Nos leitos de UTI Adulto apenas para a Covid tinham ocupação de 84% e os destinados para enfermaria estavam 48% ocupados nesta quinta à tarde. No momento mais crítico de hospitalizações por covid em Goiás, o total de leitos chegou a 600. Nos próximos cinco ou sete dias, o superintendente de Ação Integral à Saúde da SES-GO, Sandro Rodrigues, promete mais 50 leitos ao quantitativo total.

“À medida que a gente vai aproximando de 80% de taxa de ocupação hospitalar, vamos aumentando a disponibilidade do número de leitos. Essa é a capacidade atual do sistema estadual de saúde. Claro que isso vai sendo trabalhado conforme a necessidade, o comportamento da pandemia”, justifica.

O aumento das infecções no estado e consequente alta de internações, na maior parte de pessoas não imunizadas ou com esquema vacinal contra a doença incompleto, tem feito alguns municípios do estado retomarem medidas restritivas e suspender a festa oficial de carnaval para coibir aglomerações e tentar frear a disseminação do coronavírus.