Última atualização 27/12/2022 | 16:57
Após o Ministério Público de Goiás (MPGO) ter recomendado ao secretário estadual de Saúde, Sérgio Alberto Cunha Vêncio, a realização de estudo técnico da atual situação epidemiológica da Covid-19 em Goiás para definir a adoção de medidas de contenção do avanço do coronavírus, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) respondeu afirmando que a situação está sob controle no Estado.
O objetivo do estudo seria nortear decisões relativas à adoção de medidas de prevenção e de contenção da disseminação do coronavírus nos municípios goianos, incluindo a avaliação da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial pela população goiana em situações de maior risco de contaminação pela Covid-19.
Segundo a promotora de Justiça Marlene Nunes Freitas Bueno, titular da 87ª Promotoria de Goiânia, autora da recomendação, a SES informou que o aumento de casos de Covid-19 ocorre em menor intensidade se comparado aos meses anteriores deste ano de 2022.
Quanto às mortes, a secretaria pontuou, em resposta enviada em 16 de dezembro, que não há alteração nos números registrados. Apesar disso, o órgão ressaltou que mantém a recomendação de adoção de várias medidas de prevenção e controle da doença, entre elas, o uso de máscaras de proteção individual. Segundo a SES, em caso de mudança do referido cenário, com aumento de demanda por leitos e alteração no perfil de mortes, a orientação aos municípios pode ser revista.
Diante das considerações técnicas enviadas pela secretaria, o Ministério público entende que o objetivo da recomendação ministerial expedida foi alcançado.