Press "Enter" to skip to content

Goiás – Ontem e Hoje

O Estado de Goiás é o sétimo maior do país, com extensão territorial comparável à da Finlândia. A ocupação portuguesa na região teve início ainda no século XV, quando o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho (também chamado de “Anhanguera”) fundou a cidade de Vila Boa de Goiás. A vila (e o estado) devem o nome ao povo indígena dos Goyazes. Venha conosco passear pelos quase 300 anos de história do estado.

Vocações

Após o ciclo do ouro, a agropecuária tornou- se a principal atividade da região, com o fim da mineração. Tal vocação permanece até hoje. O estado hoje conta também com diversos hotéis-fazenda e resorts. De fato, não faltam atrações turísticas na região: a Chapada dos Veadeiros, cachoeiras, fontes termais e um bioma único no mundo, o Cerrado. Municípios como Caldas Novas, têm uma ampla rede hoteleira, para receber turistas do Brasil e do mundo. Devido a esta vocação hoteleira, muitos acreditam que o estado está pronto para receber os resorts-cassinos, assim que forem aprovados. Já existem diversas propostas sobre o tema em tramitação no Congresso, embora ainda sem resultados conclusivos. Enquanto isso, os que adoram uma jogatina, podem se divertir com a  roleta NetBet.

A Chegada

Pouco se sabe sobre os Goyazes além dos relatos, frequentemente fantasiosos, dos colonizadores. Na época, havia uma crença comum entre bandeirantes sobre tribos de pigmeus no território recém-ocupado. Tal crença levou a diversas lendas de grande importância historiográfica, mas pouco factuais.

A criação da cidade de Santana de Goiás, em 1729, pode ser considerada o evento fundador do estado. Posteriormente, mudou de nome para Boa Vista de Goiás. Apenas em 1818, a região seria promovida ao status de cidade. A partir de então, diversos distritos passaram a ser desmembrados do território original, enquanto outros tantos foram anexados.

Fronteiras Móveis

Ao longo de quase três séculos, os limites do estado e do município de Goiás mudaram bastante. Nos primórdios, a região chegou a fazer parte da capitania de São Paulo, que na época, estendia-se de Rondônia até o Uruguai. Goiás tornou-se uma capitania independente em 1749, na tentativa dos portugueses de melhor controlar a questão do ouro e da agropecuária na região.

Seu primeiro governador foi Dom Marcos de Noronha, que estabeleceu residência em Vila Boa de Goiás (posteriormente, chamada apenas Goiás), tornando-a capital do novo estado. Contudo, as linhas do mapa ainda se mexeram muito, até que o estado chegasse ao território atual.

Na verdade, Goiás ainda perderia considerável parte do seu território para Minas Gerais, Mato Grosso e posteriormente, Tocantins. Os limites territoriais entre Goiás e Mato Grosso começaram ainda no século XVIII, mas só foram resolvidos de forma definitiva, em 2001. Na ocasião, o STF deliberou que a fronteira entre os dois estados estava estabelecida pela “nascente A do Rio Araguaia”.

Conclusão

Apesar das sucessivas perdas territoriais ao longo da história do país, Goiás mantém grandes extensões de terra e uma economia de enorme relevância, a nível nacional. A região tem também papel chave na história da colonização do país, devido à vocação mineradora e agropecuária. Por suas fontes termais e paisagens únicas, também é um destino turístico popular para os amantes da natureza.