A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), realiza nesta quinta-feira, 30, a Operação Luz na Infância 9, que visa o combate de crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescente na Internet. A ação foi deflagrada em outros 12 estados brasileiros e seis países.
Em Goiás, foram cumpridos dois mandados de busca em Anápolis e Valparaíso, com o objetivo de apreender objetos eletrônicos, como computadores e celulares, utilizados para a produção e armazenamento de conteúdos pornográfico infantil.
De acordo com o delegado Davi Freire, responsável pela operação em Goiás, além dessa operação outras podem ser feitas visando a proteção das vítimas neste tipo de crime.
Operação no Brasil e em outros países
Ao todo, foram cumpridos 163 mandados de busca e apreensão, cumpridos pelas polícias civis estaduais, sob coordenação do Ministério da Justiça.
Até a manhã desta quinta, 26 pessoas haviam sido presas em flagrantes no Brasil e outras três no exterior – duas no Equador e uma na Costa Rica.
De acordo com o coordenador do Laboratório de Operação Cibernéticas do MJSP, Alessandro Barreto, o número de presos deve aumentar no decorrer do dia. ”Porque é preciso acessar o computador do investigado pra identificar elementos do flagrante”, explica.
Barreto alerta ainda que os pais devem se manter atentos sobre o comportamento dos filhos na internet.
”Os pais precisam estar cada vez mais vigilantes. Pais e mães, conversem com seus filhos. Fiquem vigilantes, é importante”, diz.