O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), emitiu um alerta para esta quinta-feira, 5, com risco de tempestade, rajadas de vento e granizo, em regiões do centro-sul goiano. No entanto, mesmo com previsão de chuva, as temperaturas devem permanecer elevadas.
O mesmo alerta amarelo foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão, as chuvas devem atingir 20 a 50 milímetros por hora e contará com ventos intensos, além de uma possível queda de granizo. Em Goiás, as áreas do Centro, Leste, Sul, Norte e Noroeste goiano devem ser as mais afetadas.
De acordo com o gerente da Cimehgo, André Amorim, as tempestades são provocadas por uma frente fria que vem espalhando nebulosidade por Goiânia. “Combinado com o calor, a nebulosidade favorece a ocorrências de chuvas e risco potencial para o centro sul Goiano”, explicou ao Diário do Estado (DE).
Os municípios mais afetados devem ser Itumbiara, Catalão e Morrinhos. Os três devem receber chuva durante o período da tarde e pancadas isoladas à noite. O tempo deve permanecer assim durante todo o final de semana.
Em Goiânia, o tempo deve permanecer ensolarado e com variação de nebulosidade, podendo ter pancadas de chuva em áreas isoladas durante a tarde. A temperatura permanece elevada, chegando a máxima de 34ºC e mínima de 22ºC. A umidade do ar varia entra 35% a 90%.
Confira a temperatura em outros municípios goianos:
- Aparecida de Goiânia: máxima de 35ºC e mínima de 24ºC (90% de probabilidade de chuva)
- Senador Canedo: máxima de 35ºC e mínima de 24ºC (90% de probabilidade de chuva)
- Trindade: máxima de 35ºC e mínima de 22ºC (90% de probabilidade de chuva)
- Goianira: máxima de 35ºC e mínima de 22ºC (90% de probabilidade de chuva)
- Rio Verde: máxima de 35ºC e mínima de 21ºC (90% de probabilidade chuva)