Última atualização 10/05/2024 | 10:39
O famoso “frio da pecuária” está chegando em Goiás. Nos próximos dias, os goianos terão que preparar os casacos e guarda-chuvas para uma queda de temperatura que deve atingir o estado a partir do próximo domingo, 12. Segundo o Centro Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as temperaturas devem ser causadas pelo avanço de uma massa polar de ar frio.
As temperaturas devem ser mais leves e com ventos frios durante o início da manhã, com o ar um pouco mais gelado. As regiões sudoeste e centro-sul do estado sentirão a maior presença da massa polar, chegando a temperaturas mínimas de 12ºC a 16ºC.
No entanto, nem todas as cidades do estado serão afetadas pela queda de temperatura. Os municípios de Minaçu, Porangatu, Ceres e Itapuranga deverão continuar enfrentando a forte onda de calor, principalmente devido ao período de seca e estiagem.
As temperaturas devem se manter baixas até 21 de junho, quando o inverno será iniciado. A estação deve ser mais crítica do que no ano passado, com um período de estiagem prolongado e temperaturas médias acima do normal. Segundo a Cimehgo, não há perspectiva para chuvas entre os meses de junho e outubro.
Tempo nesta sexta-feira, 10
Nesta sexta-feira, 10, a temperatura deve ser de bastante calor em Goiás. O tempo deve ser predominado pelo sol, com máximas podendo chegar a 32ºC e umidade relativa do ar variando entre 32% e 85%. Nas regiões oeste e norte, as máximas podem chegar na casa do 35ºC.
Confira as temperaturas em algumas cidades:
Porangatu: mínima de 22ºC e máxima de 34ºC
Araguapaz: mínima de 22ºC e máxima de 33ºC
Goiânia: mínima de 18ºC e máxima de 32ºC
Itumbiara: mínima de 19ºC e máxima de 33ºC
Anápolis: mínima de 28ºC e máxima de 17ºC