Goiás possui apenas 4% das crianças imunizadas contra à Covid-19 com a primeira dose

O estado tem se destacado na vacinação infantil contra à Covid-19 de forma negativa. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Goiás vacinou apenas 4% das crianças entre 5 e 11 anos com a primeira dose do imunizante. Enquanto a vacinação não avança, os leitos pediátricos estaduais destinados ao tratamento da doença estão operando quase no limite. Na manhã deste sábado, por exemplo, os leitos de enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estavam operando com 77% e 55% da capacidade total, respectivamente.

Ainda de acordo com a SES, a baixa procura dos pais pela vacinação dos filhos pode estar relacionada a falsas informações sobre os efeitos da vacinação. A pasta destaca que Goiás tem 726 mil crianças para receber o imunização contra a Covid-19, mas apenas 25.142 foram vacinadas. Até o momento, 43 menores de 10 anos perderam a vida para a Covid-19 em Goiás desde o início da pandemia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos