Goiás prepara gestão de risco para o período chuvoso

Além da chuva o início verão trará calor intenso, forte insolação e baixa umidade relativa em plena estação chuvosa.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), discute gestão de risco para o período chuvoso: temporada 2020/2021. A ação objetiva traçar metas que diminuam os riscos de desastres decorrentes de precipitações, principalmente no período de maior ocorrência de chuvas fortes em Goiás, entre novembro e fevereiro.

Segundo superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento da Semad, o objetivo é fazer uma rede institucional de cooperação, ainda que não oficial, para discutir ações pluviométricas e também da segurança de barragens, entre outros temas. Também objetiva emitir alertas para os produtores rurais acerca de riscos durante o período.   

A reunião realizada recentemente contou representantes da Semad, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), Defesa Civil estadual e dos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) também discutiram o tema.   

De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento, Marco José Melo Neves, durante reunião, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Fernandes, realizou uma apresentação de eventos climáticos extremos que ocorreram em Goiás em 2019 e 2020. E traçou um prognóstico para os próximos meses.

Segundo o gerente do Cimehgo, pelos estudos apresentados a previsão é que até fevereiro de 2021 chova mais que a média para o período.  André Fernandes alertou às instituições presentes sobre os riscos que as chuvas fortes ocasionam e a necessidade de se antecipar aos desastres.

Foto: Reprodução

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp