Press "Enter" to skip to content

Goiás prepara gestão de risco para o período chuvoso

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), discute gestão de risco para o período chuvoso: temporada 2020/2021. A ação objetiva traçar metas que diminuam os riscos de desastres decorrentes de precipitações, principalmente no período de maior ocorrência de chuvas fortes em Goiás, entre novembro e fevereiro.

Segundo superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento da Semad, o objetivo é fazer uma rede institucional de cooperação, ainda que não oficial, para discutir ações pluviométricas e também da segurança de barragens, entre outros temas. Também objetiva emitir alertas para os produtores rurais acerca de riscos durante o período.   

A reunião realizada recentemente contou representantes da Semad, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), Defesa Civil estadual e dos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) também discutiram o tema.   

De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento, Marco José Melo Neves, durante reunião, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Fernandes, realizou uma apresentação de eventos climáticos extremos que ocorreram em Goiás em 2019 e 2020. E traçou um prognóstico para os próximos meses.

Segundo o gerente do Cimehgo, pelos estudos apresentados a previsão é que até fevereiro de 2021 chova mais que a média para o período.  André Fernandes alertou às instituições presentes sobre os riscos que as chuvas fortes ocasionam e a necessidade de se antecipar aos desastres.

Foto: Reprodução