Goiás promove workshop com foco em avanços na mobilidade da região do Entorno do DF

Goiás promove workshop com foco em avanços na mobilidade da região do Entorno do DF

O Governo de Goiás, por meio das secretarias Geral de Governo (SGG) e do Entorno do Distrito Federal (Sedf), vai oferecer um workshop exclusivo às 11 prefeituras que integram a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME) e as convidadas Abadiânia e Alexânia, tendo como foco principal promover o avanço em projetos de mobilidade nos municípios. Com a temática “Transformando Mobilidade Urbana em Obras de Infraestrutura”, o evento será realizado nesta terça-feira (10/10), a partir das 14 horas, no Hub Goiás, em Goiânia.

“Uma das determinações que recebemos do governador Ronaldo Caiado é empenhar esforços para resolver os problemas comuns que atingem os municípios que compõem o Entorno do Distrito Federal, e a mobilidade urbana é um dos principais deles”, pontua o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Para a secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, o Governo de Goiás está empenhado em contribuir para promover melhorias no Entorno, ao levar informação e capacitação aos gestores. “Sabemos que muitas prefeituras não estão preparadas para captar esse recurso. Por isso, a ideia de promover esse workshop para a gente discutir como transformar o Plano de Mobilidade do Governo Federal em obras de infraestrutura para os municípios do Entorno que tanto precisam”, avalia.

Sobre o Workshop

O workshop vai contar com a participação de integrantes do Ministério das Cidades, que vão apresentar as bases do Plano Nacional de Mobilidade, cujo prazo para consolidação foi ampliado até 12 de abril de 2025, para cidades com até 250 mil habitantes. De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, cidades com mais de 20 mil moradores precisam do plano em vigor para ter acesso a verbas federais para obras nessas áreas.

Para o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel Angelo Pricinote, é de fundamental importância que os municípios recebam as orientações e apoio necessário para instituírem seus planos de mobilidade urbana, a fim de estarem aptos a pleitear recursos federais para evoluírem no cenário. “Estamos falando de acesso a verbas que podem ser revertidas para grandes obras de infraestrutura como pontes, viadutos, entre outras. E que impactam diretamente na melhoria da mobilidade nessas cidades”, explicou.

Prefeituras participantes

Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Abadiânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos