Os alunos do segundo, quinto e nono ano do ensino fundamental da rede estadual de ensino de Goiás farão, a partir da próxima quarta-feira (12), uma prova que irá medir o nível de aprendizagem nas áreas de língua portuguesa e matemática. A avaliação será aplicada pelo governo, é a segunda do projeto Foco na Aprendizagem e será em formato digital. A primeira prova do projeto foi realizada no dia 29 de março. Ao todo, serão cinco provas, que serão aplicadas nos dias 12 de maio, 24 de junho, 30 de agosto e 28 de setembro.
Segundo a gerente de Produção de Material da Secretaria de Educação (Seduc), Alessandra Oliveira, esta é a primeira vez que esse tipo de avaliação é aplicada no formato digita. “Nunca tinha sido feito na rede uma avaliação que abrangesse tantos estudantes de forma digital. Na primeira edição, conseguimos aplicar a prova para 69 mil estudantes”, relata.
A avaliação fornece “um importante diagnóstico da aprendizagem das crianças e adolescentes dessa etapa de ensino” e serve também como um mecanismo de preparo para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), previstas para o final do ano.
O aluno que não tiver condições de fazer a prova no formato digital deverá solicitar a versão impressa em sua escola a partir do dia 17 de maio. A unidade escolar tem opção de imprimir e entregar na casa do estudante ou oferecer o espaço e ferramentas para que ele faça a prova na própria escola.