Press "Enter" to skip to content

Goiás realiza Dia D de vacinação infantil neste sábado, 20

Última atualização 19/08/2022 | 14:03

Neste próximo sábado, 20, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), realizará o Dia D da Vacinação em todo o Estado. O objetivo da iniciativa é estimular a vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a poliomielite (paralisia infantil) e atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes.

Na última terça-feira, 16, o secretário da SES, Sandro Rodrigues, e a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, apresentaram aos presidentes da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Carlão da Fox e da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves, a Campanha Xô Dodói. Na ocasião, Sandro Rodrigues alertou para a volta de doenças como a poliomielite e o sarampo. 

“Esse esforço coletivo é muito importante. Precisamos retomar nossos bons índices de vacinação”, ponderou.

O presidente da AGM, Carlão da Fox, disse que a campanha veio em boa hora para incentivar os municípios. Ele se comprometeu em colher sugestões dos secretários para ampliar o atendimento nos centros de saúde e em salas de vacinação da Região Metropolitana de Goiânia. 

Campanha Xô Dodoi

A campanha publicitária tem como estratégia principal a interação com as crianças visando o esclarecimento sobre a importância da vacinação. Ela tem como carro-chefe o jingle Xô Dodói e kits contendo quebra-cabeça, certificado de vacinação, máscara e cartela de adesivos. Também foram confeccionados cartazes, banners com orientações sobre a vacinação e material educativo para ser trabalhado com profissionais da rede de educação.

O jingle Xô Dodói já está sendo veiculado em emissoras de rádio e televisão e em redes sociais. Inicialmente, foram produzidos 80 mil kits com os itens interativos. O material será distribuído às crianças matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e em escolas municipais que ministram as séries da primeira fase do ensino fundamental.