Goiás recebe 119.70 mil doses de AstraZeneca

Mais 119.70 mil doses da AstraZeneca chegaram em Goiás na madrugada desta quinta-feira (10) no Aeroporto Internacional Santa Genoveva. As doses de vacina contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde devem ser utilizadas na aplicação de primeiras doses em todo o estado.

Essa é a segunda remessa de vacina que chega nesta semana no Estado. Na terça-feira (8), o Estado recebeu o maior lote já recebido da farmacêutica Pfizer com 79.560 unidades, totalizando 199.310 novos imunizantes nos últimos três dias.

A chegada de novas doses retomaram a vacinação do público geral de idade decrescente. 30% das doses para grupos com comorbidades estão reservadas como foi estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Com isso, alguns munícipios já tem avançado. Como Inhumas que iniciou a vacinação a partir dos 40 anos e São João da Paraúna que iniciou a vacinação a partir dos 28 anos. Já Goiânia se encontra no momento a imunização a partir dos 52 anos, com expectativa de expandir a imunização até os 50 anos na próxima sexta-feira.

Após o desembarque, as doses seguem para a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), onde serão conferidas e distribuídas para 246 municípios goianos onde as prefeituras continuam com a execução da campanha de vacinação.

Balanço

Goiás atinge agora a marca de 3.276.290 doses já recebidas desde o início da campanha, em janeiro desde ano. São 1.720.850 imunizantes Astrazeneca/Fiocruz, 1.358.880 da Coronavac/Butantan e 196.560 imunobiológicos produzidos pela farmacêutica Pfizer.

Até as 15h de quarta-feira (9), o Estado já havia registrado 1.610.738 doses de imunizantes utilizadas para a primeira aplicação. Em relação ao reforço, 665.961 pessoas já receberam.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp