Press "Enter" to skip to content

Goiás recebe 189 mil doses de AstraZeneca

189 mil unidades da AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chegaram na madrugada desta quarta-feira (26), em Goiás. Essa é a 25ª remessa de vacinas contra a Covid-19 encaminhada pelo Ministério da Saúde  e serão usados para a aplicação da primeira dose em todas as cidades do Estado.

O desembarque ocorreu no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, pouco depois da meia-noite. De lá, as doses foram levadas para a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) onde passaram por conferência e serão distribuídas ainda na manhã desta quarta-feira, para todas as 18 regionais de Saúde. Na sequência, as doses serão levadas aos 246 municípios goianos para a continuidade da campanha prevista pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

O novo lote da AstraZeneca será usado para reforçar a estratégia de vacinação em todos os 246 municípios goianos, que no momento imunizam pessoas com comorbidades, moradores com deficiência permanente e, em alguns municípios, profissionais da educação.

O secretário de Estado da Saúde Goiás, Ismael Alexandrino, destacou o esforço do Governo em garantir que a vacinação seja feita o mais rápido possível. “A nossa preocupação é avançarmos o máximo possível na imunização”, disse.

De acordo com o secretário, o Re, indicador que mede a velocidade de contágio pelo coronavírus no Estado, ainda não apresentou uma melhora significativa e tem crescido. “O momento é de atenção. O número de casos voltou a aumentar, assim como a procura em nossas unidades de saúde. Consequentemente, a taxa de ocupação hospitalar também apresenta um acréscimo. Somente no HCamp de Goiânia, saímos de 82% para 94% de leitos ocupados”, destaca.

Ismael também fez um alerta a população sobre a importância da vacinação, mas que o comportamento da população para evitar a propagação do vírus é ainda mais importante. “Não podemos pensar que a pandemia acabou”, destaca.

Vacinação

Com essa remessa, Goiás se aproxima da marca de quase 3 milhões de imunobiológicos recebidos, com 2.841.280 doses contra a Covid-19. Do total recebido até o momento, conforme levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), foram aplicadas 1.317.944 referentes a primeira dose no Estado e 621.756 doses como reforço, todos os dados coletados diariamente no site Localiza SUS, do Ministério da Saúde.

Com este novo carregamento da AstraZeneca, a maioria das vacinas recebidas pelo Estado passam a ser desde imunizante, produzida pela Fundação Fiocruz. São 1.413.700 doses encaminhadas ao Estado. Em seguida estão a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butatan, com 1.351.530 e, por fim, a Pfizer, com 76.050 de doses.