Press "Enter" to skip to content

Goiás recebe 65 mil doses da vacina de Oxford

O estado de Goiás recebeu 65 mil novas doses de vacina contra a Covid-19. Desta vez, o estado recebeu a vacina inglesa, produzida pela farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz.

Na última segunda-feira, dia 18, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, esteve em São Paulo para buscar as primeiras doses recebidas da CoronaVac, a vacina chinesa, e foi também o govenador, que é médico, quem aplicou a primeira dose em ato simbólico, na cidade de Anápolis.

Os dois imunizantes apresentaram eficácias diferentes nas fases de testes: a de Oxford apresentou 70% de eficácia já na primeira dose, enquanto a chinesa apresentou 50%, com as duas doses concluídas. Por isso, a Fiocruz orientou que, neste momento de escassez dos imunizantes, seja aplicada apenas uma dose da vacina de Oxford nos pacientes. Pela característica peculiar da fórmula, até a Inglaterra já adotou este tipo de vacinação.

“Tratamos a segunda dose como um reforço. Não é uma vacina que precisa de duas doses”, explicou Marco Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz, à GloboNews. Além do mais, em suas redes sociais, Caiado anunciou, neste domingo, 24, a chegada de 30 mil novas doses da CoronaVac, marcada para a próxima quarta-feira, em Goiás.

O governador ainda contou, na legenda: “A ordem do Ministério da Saúde é para que imunizemos os profissionais da Saúde da linha de frente de todo o Estado. Após a conferência da Secretaria de Saúde, as doses seguem para todas as regiões goianas e a partir de amanhã iniciaremos mais uma etapa da vacinação[…] Vamos ter esperança, minha gente!”