Press "Enter" to skip to content

Goiás recebe circuito histórico sobre a cultura do Hip Hop

Última atualização 31/01/2024 | 15:25

Será lançado neste sábado,3, no Centro de Referência da Juventude – CRJ/Ponto de Cultura Hip Hop, o Circuito Histórico da Cultura Hip Hop. Localizado na Vila Morais, região leste da capital, o projeto consiste em mapear lugares importantes do movimento em Goiás. O evento começa às 14h e vai reunir representantes da “velha escola” do hip hop goiano.

 O projeto, de autoria do professor Alysson Garcia, oferece oficina gratuita de formação sobre salvaguarda de patrimônio e manutenção de acervo para artistas e agentes culturais ligados à cultura hip hop. A curadoria do projeto tem nomes importantes do movimento em Goiás, como a locutora, rapper e Mc Inà Avessa, o lendário Dj Fox, o b.boy e pesquisador BergKamp e a grafiteira Kaly.

 Circuito histórico

Na primeira fase do projeto, oito lugares fazem parte deste circuito. As cidades que receberão placas indicativas do circuito serão Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. 

 Os locais selecionados foram: Feira Coberta da Cidade Vera Cruz (Aparecida de Goiânia), CÉU das Artes (Trindade), CRJ (Goiânia), Beco da Codorna (Goiânia), FORSEG (Senador Canedo), Martim Cererê (Goiânia), Castelinho do Lago das Rosas (Goiânia). Cada local receberá placas com QrCode e app de acesso para mais informações sobre o hip hop goiano e, principalmente, sobre a manifestação cultural naquele local.  

 Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento ao Patrimônio Material e Imaterial do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023. 

 Hip Hop

O Hip Hop, para além de uma vertente musical dentro da indústria, é um movimento social, cultural, artístico, educativo e sobretudo político que emergiu, em meados da década de 1970, nos subúrbios do Bronx, em Nova York (EUA), a partir da busca por sobrevivência e como alternativa de lazer.

Com quase cinco décadas de sobrevivência no Brasil, o movimento Hip Hop, também apropriado e disseminado como cultura Hip Hop, está presente nas casas, ruas, bairros, parques, praças, vielas, centros, museus, feiras, centros culturais, universidades, e percorre toda a cidade. A construção da cultura hip-hop em Goiás foi trabalhada através dos vários contatos, tanto locais, regionais, como nacionais e transnacionais. Em julho de 2020, o hip hop tornou-se patrimônio imaterial da cidade de Goiânia